Longe vão os tempos em que a designação “pick-up” era sinónimo de trabalhos forçados. De força bruta. A capacidade laboral continua presente, sim, mas quando se trata de um modelo com as caraterísticas do novo Volkswagen Amarok, que agora regressa ao mercado nacional, parece algo “redutor” falar apenas de um veículo destinado a serviços pesados. Cada vez mais, o Amarok é um “veículo normal”, dotado de enormes competências em matéria de motricidade e de capacidade de carga.
A nova geração resulta da associação com a Ford (e com o modelo Ranger) e foi alvo de uma visível revisão estética com o objetivo de tornar o conjunto mais “agressivo”. Em Portugal, o Volkswagen Amarok é proposto numa carroçaria de cabina dupla com motores Diesel 2.0 TDI de 170 e 204 cv (biturbo) e ainda um 3.0 V6 de 240 cv.
Uma das grandes novidades do Amarok é a sua nova caixa automática de 10 velocidades com e-shifter de tecnologia by wire. Para a versão de 204 cv, esta transmissão automática estará disponível como opção – sendo de série na versão V6 3.0 de 241 cv. A caixa automática de 10 transmissões substitui a automática de 8 velocidades do modelo anterior. Além disso, estará disponível uma manual de 6 velocidades para os motores de 170 e 204 cv.
Mais alto e longo
Muito mudou em matéria de dimensões. Mais alto e longo, mas também mais estreio do que a anterior geração. Com 5,35 metros de comprimento, é quase 10 cm mais comprida do que o antecessor. O espaço a bordo, tal como o de carga, também cresceram com o aumento em 17 cm da distância entre eixos para 3,27 metros.
Em todos os caminhos, fossem subidas íngremes ou trilhos pejados de pedras, o Volkswagen Amarok mostrou sempre uma força “determinada” e um conforto e uma suavidade que atestam bem da qualidade da suspensão. Melhorados foram também os ângulos de ataque e de saída (29° à frente e de 21° atrás). Duas europaletes podem ser carregadas no espaço de carga, que possui várias coberturas com abertura elétrica ou manual.
No nosso país, o Amarok conta de série com tração integral (4MOTION)., selecionável com base na situação. A tecnologia do sistema de tração garante que a nova geração da pick-up é capaz de dominar qualquer terreno, permitindo também o reboque até 3,5 toneladas.
Tecnologia de ponta
O habitáculo tem tudo o que se pode esperar de um veículo premium… normal. Junto ao volante está um painel de instrumentos digital de 8″, que pode crescer para as 12″ a partir do nível Style. Além disso, um ecrã tátil de infoentretenimento de 12 polegadas com formato tablet está incluído a partir desse nível de equipamento, que baixa para as 10 polegadas na versão de entrada de gama. O condutor pode ainda contar com seis perfis de condução: Normal, Eco, Escorregadio, Neve/Areia, Lama/Rocha e Reboque/Transporte – todos adaptados a cada situação. Em matéria de assistentes de apoio ao condutor, são mais de 20 os novos sistemas disponíveis.
Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.