Volkswagen com resultados promissores em testes de nova tecnologia de baterias para elétricos

05/01/2024

O Grupo Volkswagen anunciou resultados promissores no seguimento dos testes realizados com a sua tecnologia de baterias de estado sólido. O objetivo é desenvolver baterias mais eficientes e menos dispendiosas para os seus modelos puramente elétricos.

Um protótipo desenvolvido pela empresa americana parceira da Volkswagen, QuantumScape, “excedeu significativamente” os valores de referência da indústria em testes realizados recentemente, informou a marca alemã num comunicado.

Durante os testes efetuados pela PowerCo – a unidade de baterias da Volkswagen – ao longo de vários meses, a célula registou apenas 5% de perda de capacidade de armazenamento após mais de 1000 ciclos de carregamento, o equivalente a cerca de meio milhão de quilómetros de condução.

A Volkswagen indicou que os objetivos do setor para esta fase de desenvolvimento são 700 ciclos de carregamento e uma perda máxima de 20% da capacidade das baterias.

“Estes resultados são muito promissores”, afirmou Frank Blome, Diretor da PowerCo. “O resultado final deste desenvolvimento poderá ser uma célula de bateria que permite percorrer longas distâncias, que pode ser carregada muito rapidamente e que praticamente não se deteriora.”

Fonte: Bloomberg/Automotive News Europe