Em 2011, a Volkswagen já tinha mostrado um protótipo para uma potencial variante aberta do citadino up!. O buggy up! nunca chegou à produção, e não servirá de base ao novo modelo. Em vez disso, a confirmar-se o regresso de um “buggy”, terá inspiração direta no modelo original que foi produzido entre 1965 e 1971, embora com certas modificações necessárias para cumprir critérios modernos de segurança (como portas, que o buggy antigo não tinha).
Se o I.D. Buggy se tornar realidade, esta será a primeira vez que a Volkswagen vai mesmo construir um “buggy”. É que o modelo original apenas usava o chassis e motor do “carocha”, tendo sido uma criação do engenheiro americano Bruce Meyers. Este criou uma carroçaria de plástico para encaixar no chassis alemão, e chamou Meyers Manx ao resultado. Foram construídas cerca de 6000 unidades em seis anos, mas entretanto gerou inúmeros imitadores em todo o mundo, que continuaram a fazer a sua própria interpretação do carro até o “carocha” sair de produção na Europa em 1982. O mais parecido que a VW teve com um veículo destes foi o Typ 181 “Thing”, um descapotável concebido para uso militar mas que teve algum sucesso em versão civil nalguns países.