O Volkswagen ID.7 Pro S 100% elétrico conseguiu percorrer um total de 794 quilómetros com uma única carga de bateria.

 

O recorde do modelo foi conseguido nas estradas suíças por uma equipa liderada por Felix Egolf, o chefe de projeto da equipa suíça da Volkswagen, ao volante. Egolf é um especialista em condução de longa distância com veículos elétricos.

Os 794 quilómetros demoraram 15 horas e 42 minutos a serem percorridos, repartidos por 2 dias, a uma velocidade média de 51 km/h. A quilometragem alcançada excedeu largamente a autonomia máxima WLTP (combinada) do Volkswagen ID.7 Pro s, que é de 709 quilómetros.

O veículo foi conduzido em estradas públicas e em condições normais de trânsito, num circuito de 81 quilómetros que reproduzia as condições normais de utilização. O percurso delineado na ária metropolitana de Zug, a sul de Zurique, incluiu estradas principais, secções de autoestrada e troços de estradas rurais com transições acidentadas.

Os oito condutores que participaram no teste conseguiram um consumo médio de10,3 kWh/100 km, o que é um valor excecionalmente baixo, tendo em conta que o valor WLTP mais baixo do modelo é de 13,6 kWh/100 km.

Com efeito, a marca determinou um consumo combinado WLTP de 16,2 a 13,6 kWh/100 km para o ID.7 Pro S, consoante o equipamento opcional. Com o equipamento mais favorável à autonomia, o alcance WLTP é de até 709 km.

A quilometragem conseguida torna-se ainda mais impressionante se se tiver em conta que o modelo conduzido não era a variante de equipamento mais favorável à autonomia do ID.7 Pro S.

De acordo com os cálculos do WLTP, o veículo, que dispõe de equipamento opcional como o pacote Comfort, o pacote de sistemas de assistência IQ.DRIVE, o pacote exterior Plus e uma bomba de calor, teria atingido uma autonomia máxima WLTP de 700 km.

Mas a equipa liderada por Egolf conseguiu alcançar os 794 quilómetros, tendo energia para mais 2 quilómetros no final do teste.

Esta não é a primeira vez que Felix Egolf, o chamado hipermiler, consegue ultrapassar as autonomias esperadas dos automóveis. Em 2020 e 2021, o condutor suíço completou duas viagens recordes no ID.3: uma vez, excedeu significativamente o alcance teórico do ID.3 de Zwickau, cobrindo 531 km entre Zwickau, na Alemanha, e Schaffhausen, na Suiça. Na segunda tentativa de recorde com uma bateria maior, o ID.3 Pro S conseguiu um total de 602 km com uma única carga – através de 15 passos alpinos e com 13.000 metros de altitude.