Volkswagen ID.Buzz Cargo Pro: Trabalhar em estilo

09/10/2024

Lançado há mais de dois anos, o ID.Buzz continua a causar enorme impacto por onde passa. Esta versão, a Cargo Pro – comercial ligeiro de três lugares -, é quase um outdoor com rodas, uma tela em branco para negócios que queiram dar nas vistas.

 

Texto: Paulo Tavares

 

Num tempo em que boa parte dos automóveis não nos prendem o olhar por mais de poucos segundos, o ID.Buzz faz a diferença. Pontos para a VW, que arriscou no design deste herdeiro elétrico do velho pão-de-forma.

O ID.Buzz foi lançado em meados de 2022 e é impressionante como ainda provoca olhares de espanto e sorrisos de alegria. Durante uma breve viagem ao norte do Alentejo, fomos “interrompidos” uma boa meia dúzia de vezes por condutores e passageiros de outros furgões comerciais. Apitavam, faziam sinais de luzes e, com enormes sorrisos, alguns lançaram mesmo o braço para fora da janela, com o polegar para cima. Confesso que, tirando um ou outro desportivo mais raro, nunca experimentei nada parecido.

Esta versão de carga usa uma bateria de 82 kWh, que alimenta um motor de 204 cv e 310 Nm de binário máximo. É quanto baste para tornar a condução do ID.Buzz fácil e animada, sendo que, em estrada e auto-estrada, não se pode abusar do pé direito. A aerodinâmica não é propriamente o forte deste furgão, o peso também não ajuda e é difícil conseguir consumos abaixo dos 22/23 kWh/100km. A VW anuncia uma autonomia de 412 km em circuito combinado e de 574 km em cidade. Na vida real, num percurso de menos de 300 km nada favorável a um elétrico – 60% estrada nacional e 40% autoestrada -, e cumprindo sempre os limites de velocidade, chegámos ao final da viagem com cerca de 5% de carga na bateria. Não é o ideal, mas convenhamos que este não é o habitat natural do ID.Buzz. Já agora, o ID.Buzz pode carregar a 170 kW em DC – 5 a 80% em 30 minutos -, em AC e a um máximo de 11 kW, uma carga completa, de 0 a 100%, demora 7h30.

De resto, esta versão cumpre o papel que lhe foi atribuído. O espaço de carga é amplo (3,9 m3), com a base perfeitamente plana e inúmeros pontos de fixação para cintas ou outras formas de segurar a carga. As portas traseiras abrem para a lateral e a articulação permite que fiquem paralelas à carroçaria, deixando caminho livre para carregar grandes volumes. Na lateral direita, uma porta de correr ajuda no acesso ao interior.

O habitáculo é espaçoso e muito prático, como convém num comercial. Há imensos espaços para arrumação de pequenos objetos, e apesar de uma maioria quase absoluta de plásticos rígidos, a montagem aparenta ser rigorosa e preparada para os abusos de uma utilização “profissional”.

O ID.Buzz Cargo Pro está disponível a partir de 46.350€ (sem IVA) e tem uma lista de equipamento de série bastante aceitável, com detalhes como ar condicionado automático, Apple Car Play e Android Auto sem fios, câmara de estacionamento traseira, Cruise Control, volante multifunções, sistema Front Assist com deteção de peões e ciclistas, ou sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, só para citar alguns itens. A versão que conduzimos trazia alguns opcionais, como um cabo de carga 32A, calhas de fixação de carga, faróis LED Matrix, fecho central com Keyless Advanced e alarme.

Feitas as contas, a fatura fica nos 48.842€, sem IVA. Está certamente acima do preço de um modelo semelhante a queimar gasóleo, mas para lá da eficiência energética e consequente poupança no custo de utilização, este ID.Buzz é a solução ideal para empresas que pretendam uma presença impactante na rua. Basta uma decoração inspirada e este VW transforma-se num outdoor com rodas.