A nova geração do Volkswagen Golf terá três facetas desportivas, com as estreias das versões GTI, GTD e GTE previstas para o Salão de Genebra, no início de março.

Há 44 anos, a Volkswagen apresentou o seu primeiro Golf GTI, modelo que se tornou num ícone famoso pelo compromisso entre prestações e funcionalidade. Mas a história do GTI e das suas derivações não terminou por aí, já que em 1982 foi apresentado o primeiro GTD, variante desportiva Diesel, e, mais recentemente, em 2014, chegou a vez da eficiência desportiva com a criação do GTE, com um sistema híbrido plug-in.

O mais emocionante dos três continuará a ser, de acordo com a Volkswagen, o Golf GTI, que se reinventa uma vez mais para maior dinamismo na oitava geração do compacto. Com uma conceção totalmente nova, o Golf GTI estará equipado com um motor 2.0 turbo de injeção direta com 245 CV de potência e 370 Nm de binário, em associação a uma caixa manual de seis velocidades ou automática DSG de sete, disponível opcionalmente.

Com a mesma potência – 245 CV -, o Golf GTE combina um motor de quatro cilindros TSI de 150 CV com um motor elétrico de 85 kW (115 CV), a que se junta ainda uma caixa DSG de seis velocidades e uma nova bateria de iões de lítio de 13 kWh. O binário total é de 400 Nm. Em comparação com o seu antecessor, a autonomia do modo elétrico foi aumentada de forma significativa, rondando agora os 60 quilómetros de viagem sem emissões e a velocidades até 130 km/h. Essa melhoria foi alcançada com recurso ao aprimoramento da aerodinâmica e à melhor gestão energética.

Por seu turno, o Golf GTD recorre a um bloco 2.0 TDI de 200 CV, uma melhoria significativa e que se destaca ainda pelos 400 Nm de binário disponíveis desde baixos regimes. Este novo motor do Golf GTD está associado a dois sistemas SCR de tratamento dos gases com injeção de AdBlue para assim reduzir bastante o nível de emissões de NOx comparativamente com o seu antecessor. De série, este turbodiesel desportivo surge com uma caixa DSG de sete velocidades.

Estilo robusto

O desenho dos três Golf é mais desportivo do que o do modelo de base, destacando-se pela integração dos faróis LED e de uma risca colorida horizontal que os atravessa e também a grelha: vermelho para o GTI, azul para o GTE e prateado para o GTD. Incontornável, o desenho da grelha inferior assemelha-se a um padrão de colmeia que pode ser iluminado por luzes diurnas de circulação.

No interior, o volante desportivo tornou-se multifunções com controlos táteis e um botão de assistente de condução que atua até aos 210 km/h. Também o padrão axadrezado dos bancos foi mantido, mesmo que com um novo design denominado ‘Scalepaper’.

Os novos modelos da família Golf chegarão ainda este ano.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.