São sempre ambiciosos os planos da Volkswagen para um modelo nuclear como o Tiguan, cuja evolução o Motor 24 foi conhecer a Nice, França, numa apresentação dupla, onde também o novo Passat foi revelado. Trata-se do
modelo mais vendido da marca alemã em todo o mundo, e, nesta terceira geração, surge com novos argumentos para prolongar a sua carreira como best-seller. Nada mais nada menos do que 7,6 milhões de unidades já vendidas. E a contar. Mais tecnológico, assenta na Plataforma Transversal Modular (MQB Evo), conta uma versão híbrida plug-in com cerca de 100 km de autonomia (800 km combinados) e com um visual mais desportivo.
Estética renovada
Comecemos por aqui. Pela estética. Não há como ignorar este SUV. Marca a presença na via pública. Na frente passou a incluir faróis LED planos e uma faixa horizontal coberta de vidro. As aberturas da grelha do radiador situam-se agora nos lados exteriores do para-choques, onde as cortinas de ar otimizam a direção do ar. As linhas mais fluidas permiem que o coeficiente de resistência aerodinâmica tenha melhorado de 0,33 para 0,28.
As seções atléticas dos ombros acima das caixas das rodas dominam a silhueta. As rodas têm até 20 polegadas e existe uma nova faixa LED horizontal que sublinha a inconfundível traseira do Volkswagen Tiguan.
Utilização intuitiva
Destaque ainda, no interior, para o novo Digital Cockpit (instrumentos digitais com revestimento antirreflexo em formato tablet tipo landscape), um ecrã de infotainment de 15 polegadas e menus e um grafismo totalmente reformulados. Conta ainda com um novo head-up display um novo seletor multifunções de experiência de condução com ecrã OLED integrado. Refira-se que este comando rotativo com o seu próprio miniecrã, pode ser utilizado para controlar o perfil de condução, o volume do rádio ou ainda as cores da iluminação de fundo. Tudo é personalizável. E tem um apoio de peso: várias funções podem ser ajustadas através de linguagem natural, com o novo assistente de voz IDA. “Olá Volkswagen” é o tiro de partida para uma “consulta” nem sempre esclarecida…
O novo Tiguan aumentou o seu comprimento em cerca de três centímetros. A altura, a largura e a distância entre eixos continuam iguais às do antecessor. E a capacidade da bagageira aproveita ao máximo o espaço, tendo aumentado 37 litros para 652 litros (quando carregado até à altura dos encostos do banco traseiro).
Motores para todos
34.990 euros… para empresas
O novo Volkswagen Tiguan, já disponível para encomenda), tem tudo para continuar a escrever a sua história de sucesso: design, qualidade nos detalhes, motores para todos os gostos e até uma importante variante plug-in com 100 km em modo 100% elétrico. Uma proposta mesmo perfeita para as empresas a quem (muito) se destina. Ou não tenha a marca um preço apetecível para estas: 34 990 euros (+ IVA).