Volkswagen Tiguan ganha híbrido plug-in para manter estatuto de best-seller

11/03/2024

Mais tecnológico, desportivo e com uma versão híbrida plug-in com 100 km de autonomia. São muitos os argumentos deste SUV para manter a sua carreira como best-seller mundial da marca germânica.

 

São sempre ambiciosos os planos da Volkswagen para um modelo nuclear como o Tiguan, cuja evolução o Motor 24 foi conhecer a Nice, França, numa apresentação dupla, onde também o novo Passat foi revelado. Trata-se do

modelo mais vendido da marca alemã em todo o mundo, e, nesta terceira geração, surge com novos argumentos para prolongar a sua carreira como best-seller. Nada mais nada menos do que 7,6 milhões de unidades já vendidas. E a contar. Mais tecnológico, assenta na Plataforma Transversal Modular (MQB Evo), conta uma versão híbrida plug-in com cerca de 100 km de autonomia (800 km combinados) e com um visual mais desportivo.

Estética renovada

Comecemos por aqui. Pela estética. Não há como ignorar este SUV. Marca a presença na via pública. Na frente passou a incluir faróis LED planos e uma faixa horizontal coberta de vidro. As aberturas da grelha do radiador situam-se agora nos lados exteriores do para-choques, onde as cortinas de ar otimizam a direção do ar. As linhas mais fluidas permiem que o coeficiente de resistência aerodinâmica tenha melhorado de 0,33 para 0,28.

As seções atléticas dos ombros acima das caixas das rodas dominam a silhueta. As rodas têm até 20 polegadas e existe uma nova faixa LED horizontal que sublinha a inconfundível traseira do Volkswagen Tiguan.

Utilização intuitiva

O habitáculo do Tiguan é irrepreensível no que toca a materiais e acabamentos. Nada foi colocado ao acaso e o ambiente é bordo remete a memória para um cockpit vanguardista onde todos os instrumentos estão bem situados e acessíveis ao condutor. Por falar em condutor – e passageiros – referir a qualidade dos bancos ergoActive Plus, otimizados para longas distâncias. Devido à regulação lombar pneumática em quatro posições e função de massagem pneumática com 10 câmaras de pressão, prometem conservar as costas intactas em viagens maiores. Existe ainda uma função de programação para ativação automática do aquecimento ou ventilação dos bancos a determinadas temperaturas exteriores.

Destaque ainda, no interior, para o novo Digital Cockpit (instrumentos digitais com revestimento antirreflexo em formato tablet tipo landscape), um ecrã de infotainment de 15 polegadas e menus e um grafismo totalmente reformulados. Conta ainda com um novo head-up display um novo seletor multifunções de experiência de condução com ecrã OLED integrado. Refira-se que este comando rotativo com o seu próprio miniecrã, pode ser utilizado para controlar o perfil de condução, o volume do rádio ou ainda as cores da iluminação de fundo. Tudo é personalizável. E tem um apoio de peso: várias funções podem ser ajustadas através de linguagem natural, com o novo assistente de voz IDA. “Olá Volkswagen” é o tiro de partida para uma “consulta” nem sempre esclarecida…

O novo Tiguan aumentou o seu comprimento em cerca de três centímetros. A altura, a largura e a distância entre eixos continuam iguais às do antecessor. E a capacidade da bagageira aproveita ao máximo o espaço, tendo aumentado 37 litros para 652 litros (quando carregado até à altura dos encostos do banco traseiro).

 

Motores para todos

Um dos grandes trunfos do novo Tiguan é a plataforma MQB evo, que permite implementar vários tipos de propulsão. Há um pouco de tudo: TDI, TSI, mild hybrid (eTSI) e sistemas híbridos plug-in (eHybrid), que, no futuro, serão apenas propostos com caixa de velocidades automática (DSG). Se nos focarmos, por agora, nas variantes plug-in, as mais interessantes, de resto, existem dois níveis de potência (204 cv e 272 cv) e baterias de 19,7 kWh de capacidade. O que garante uma autonomia em modo elétrico de cerca de 100 km. Existem outras opções a considerar: 1.5 TSI (150 cv), agora com mild-hybrid, o 2.0 TSI (204 e 265 cv) e 2.0 TDI (150 e 193 cv).

34.990 euros… para empresas

O novo Volkswagen Tiguan, já disponível para encomenda), tem tudo para continuar a escrever a sua história de sucesso: design, qualidade nos detalhes, motores para todos os gostos e até uma importante variante plug-in com 100 km em modo 100% elétrico. Uma proposta mesmo perfeita para as empresas a quem (muito) se destina. Ou não tenha a marca um preço apetecível para estas: 34 990 euros (+ IVA).