Publicidade Continue a leitura a seguir

Volvo reforça objetivo de fusão com a Geely

Publicidade Continue a leitura a seguir

Hakan Samuelsson, presidente executivo da Volvo, confirmou que as negociações sobre uma fusão ou aliança do construtor sueco com a Geely, o grupo automóvel chinês que é proprietário daquela marca nórdica, deverão ser retomadas já no primeiro trimestre de 2021.

De acordo com o responsável máximo da Volvo, as conversações entre as duas empresas foram adiadas depois de oficializado o impedimento da Geely de proceder a alterações na sua estrutura de capital, segundo decisão da New Star Market de Xangai, na sequência da tentativa da empresa asiática de entrar na listagem desse mercado bolsista. Recorde-se que a parceria estratégica da Volvo e da Geely arrancou, em 2010, quando o Grupo Zhejiang Geely Holding adquiriu o fabricante sueco à Ford. “O primeiro trimestre do próximo ano é um prazo mais realista. Dissemos que estamos a procurar uma parceria e que isso poderia ser feito de diferentes maneiras. Desde logo, com partilha de plataformas”, explicou Samuelsson.

A Volvo pretende acelerar a caminhada para a eletrificação (a empresa sueca tornar-se-á exclusivamente elétrica nos próximos 10 anos) e o seu presidente acredita que a Geely poderia permitir à Volvo aceder a muitos fornecedores de energias amigas do ambiente na China.

“É claro que a Volvo está muito orgulhosa… e a Geely está muito orgulhosa de ter uma marca como a Volvo. É uma oportunidade de formar algum tipo de aliança”, disse Samuelsson.