VW Amarok voltam a patrulhar praias portuguesas

23/04/2018

Com a data de início da época balnear marcada para o primeiro dia de maio, o Instituto Nacional de Socorros a Náufragos recebeu da SIVA as 28 viaturas Volkswagen Amarok que vão ajudar na patrulha das praias portuguesas. A cerimónia realizou-se junto ao Padrão dos Descobrimentos e contou com a presença do Secretário de Estado da Defesa Nacional, Marcos Perestrello, do diretor do Instituto Nacional de Socorros a Náufragos, Cmdt. José António Velho Gouveia e de Pedro de Almeida, administrador do Grupo SIVA.

Trata-se da oitava edição do Sea Watch, iniciativa que segundo Pedro de Almeida, administrador do Grupo SIVA é “o projecto mais importante da política de responsabilidade social da empresa”. A frota de Amarok, adaptados às necessidades das missões, estará ao serviço dos nadadores salvadores em praias não vigiadas. “Desde o início do projecto foram salvas cerca de 1600 vidas nas nossas praias. Só no ano passado foram feitas 72 operações de salvamento, 344 operações de primeiros socorros e 22 buscas de crianças perdidas. Estes números revelam a relevância deste projecto.” – acrescentou Pedro de Almeida em entrevista ao M24 durante a cerimónia oficial de entrega das viaturas.

O Volkswagen Amarok é um veículo à medida das exigências da patrulha de praias e estarão ao serviço de militares da marinha. Trata-se de um veículo todo-o-terreno, motor de 3 litros V6 com 224cv, baixo consumo e, neste caso, estão devidamente equipadas com os meios de salvamento necessários.

O diretor do Instituto Nacional de Socorros a Náufragos, Cmdt. José António Velho Gouveia defendeu que o projecto “tem permitido salvar inúmeras vidas, socorrer mais pessoas e ajudado a encontrar muitas crianças sendo por isso uma mais-valia como reforço, que complementa as capacidades dos operacionais e mostra que é possível criar parcerias positivas entre o sector público e o sector privado.”

Fotos: Global Imagens

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.