Desenvolver um software para veículos autónomos com capacidade de ultrapassar obstáculos do mundo real sem fazer testes nesse mesmo mundo. É este o objetivo da Waabi World, uma escola para veículos autónomos.
A escola para veículos autónomos, Waabi World, que nasceu em Toronto, no Canadá, será um local para construir experiências, reunir dados e desenvolver inteligência artificial para estes veículos antes de eles circularem nas estradas.
A Waabi, empresa fundada em 2021 pela cientista Raquel Urtasun, que era responsável pelo departamento de veículos autónomos, vai recorrer a tecnologias muito avançadas para criar um ambiente digital ao ponto de conseguir desenvolver inteligência de nível humano num software que poderá ser instalados em veículos autónomos.
A equipa da Waabi World trabalha como se estivesse num ambiente de um videojogo, desenvolvendo desafios que ajudem o software a desenvolver capacidade de ultrapassar os obstáculos e, acima de tudo, que possa vir a pensar por si mesmo.
Um dos primeiros trabalhos foi desenvolver uma cidade virtual muito próxima daquilo que é a realidade, em termos de obstáculos e imprevisibilidade para que o Waabi Driver desenvolva as suas capacidades num ambiente muito real.
“Waabi World expõe o Waabi Driver à vasta diversidade de experiências necessárias para aprimorar a sua capacidade de direção, incluindo cenários de direção comuns e casos críticos de segurança. Isso reduz significativamente a necessidade de fazer testes com milhares de quilómetros no mundo real e resulta numa solução mais segura e acessível”, lê-se no site da Waabi World.
As empresas alvo do projeto da Waabi são os transportes rodoviários porque têm dificuldade em encontrar recursos humanos para conduzir estes veículos. A condução autónoma poderia colmatar essa falha.
Raquel Urtasun afiançou que não tem como intenção desenvolver o Waabi World para a indústria automóvel. Os camiões são o seu foco e, por isso, tem mesmo uma pequena frota de camiões autónomos em teste no mundo real o que irá permitir, numa fase inicial, provar as mais-valias da sua escola virtual.