A E-REDES vai participar no projeto XL Connect no âmbito do Programa-Quadro de Investigação e Inovação da União Europeia, Horizonte Europa, com foco na otimização do carregamento elétrico.
O Projeto XL-Connect junta 24 parceiros de 10 países diferentes e tem como foco principal de investigação a otimização do carregamento elétrico – um verdadeiro desafio para o sistema energético europeu, tendo em conta que, em 2030, a União Europeia (UE) tem como meta que o número de veículos elétricos atinja os 30 milhões.
Explica a E-REDES que este desafio constitui também uma oportunidade para a utilização de tecnologias como o V1G (carregamento inteligente de veículos), o V2G (Vehicle to Grid) e o V2X (Vehicle to Everything).
O V1G possibilita a otimização do carregamento de VEs, já que permite o controlo dinâmico da sua potência e duração; o V2G vai um passo além e permite que a energia carregada seja enviada de volta para a rede elétrica, a partir da bateria de um VE, de forma a equilibrar as variações na produção e no consumo de energia.
Já o V2X, que significa veículo para tudo, permite muitos casos de uso diferentes, dependendo da utilização que o consumidor deseje dar à bateria do seu veículo (por exemplo, Vehicle to Home – V2H ou Vehicle to Building – V2B).O XL-CONNECT, COM UM FINANCIAMENTO DE MAIS DE 8 MILHÕES DE EUROS, DECORRERÁ ENTRE JANEIRO DE 2023 E JUNHO DE 2026.
O objetivo geral do projeto XL-Connect é a otimização de toda a cadeia de carregamento de VEs – desde o fornecimento de energia até ao utilizador final – criando benefícios para todas as partes interessadas. Para tal, será desenvolvida uma solução de carregamento a pedido, tendo por base uma rede de carregamento otimizada considerando fatores humanos, técnicos e económicos.
A E-REDES, enquanto parceiro do consórcio liderado pela Virtual Vehicle Research, coordena um pacote de trabalho focado na integração das necessidades dos utilizadores na operação do sistema e três tarefas relacionadas com as implicações da mobilidade elétrica para o sistema e com a integração do carregamento inteligente na rede elétrica.
Além disso, a E-REDES participa num vasto conjunto de outras tarefas transversais e vai desenvolver uma demonstração de resultados do projeto em Portugal, com foco na interoperabilidade entre a rede e as plataformas de carregamento de VEs, em três cidades portuguesas, incluindo instalações próprias da empresa.
A demonstração irá também alargar a utilização do conceito UMEI, introduzido no projeto H2020 EUniversal, liderado pela E-REDES, à comunicação entre os operadores do sistema e as entidades/dispositivos envolvidos no carregamento inteligente, permitindo o desenvolvimento de serviços de flexibilidade através da utilização de mecanismos de carregamento inteligente (V2G, V1G e V2X), assim como a necessária troca bidirecional de dados.
