Publicidade Continue a leitura a seguir

XL1: Volkswagen que gasta 1 Litro aos 100 km à venda como novo

Publicidade Continue a leitura a seguir

Um de apenas 250 exemplares do Volkswagen que faz 100 quilómetros só com litro de combustível não chegou ao valor estipulado para a venda.

O XL1 foi a promessa cumprida de Ferdinand Piech de ter desenvolvido na passagem do século um carro de estrada capaz de gastar 1 Litro aos 100 km. Desde o protótipo de 1999, com um consumo registado foi de 0,99 litros/100 km, o modelo evoluiu para uma versão de produção com 250 exemplares produzidos para comercialização em 2013, com uma motorização híbrida plug-in, que combina um bloco elétrico a um motor Diesel de 2 cilindros e 829 cc, para uma potência combinada de 69 cv e 140 Nm de binário máximo.

O motor elétrico de 27 cv que desenvolve 100 Nm, instalado no trem posterior, é alimentado por uma bateria de iões de lítio com 5,5 kWh de capacidade, autorizando autonomia para cerca 50 quilómetros livres de emissões. O seu consumo médio homologado de 111 km/litro.

Ao contrário do “1 Litro” original, que montava bancos em tandem, com o passageiro sentado atrás do condutor, o XL1 de produção montava já um par de bancos convencionais e espetaculares portas de abertura vertical.

As poucas unidades fabricadas foram destinadas a clientes selecionados da marca. E um destes proprietários está a agora a desfazer-se do veículo que detém o recorde de automóvel de série mais eficiente do mundo combustão mais eficiente. Trata-se de um exemplar de 2015, em ótimo estado de conservação, com apenas 19.504 quilómetros percorridos nos últimos seis anos e com um episódio de acidente, uma batida na traseira em 2017, que foi reparada na fábrica da Volkswagen, em Wolfsburg.

O modelo foi a leilão através da Collecting Cars, recebendo mais de quatro dezenas de ofertas, a mais alta era acima dos 40.000 euros. Mas não foi ainda suficiente para convencer o proprietário atual.