Exemplos destes automóveis não faltam, como o Volkswagen Golf GTI, o Ford Sierra RS Cosworth, o Honda NSX e o Toyota Supra, são alguns dos automóveis que entram cada vez mais em colecções de clássicos. Outros modelos caminham para o culto dos clássicos, como os Toyota Celica das últimas gerações, ou o BMW Z3, por exemplo.
Outro pormenor a favor destes novos clássicos, é que existem ainda bastantes peças no mercado, tanto usadas como novas e além disso, existem outras tantas para modificações, como umas suspensões melhores ou um escape a aumentar a sinfonia do motor.
Dentro dos Youngtimers existem aquelas versões que já chegam a valores quase impossíveis para um simples aficionado e ainda não chegaram ao estatuto de clássico, muito devido à sua produção limitada, ou devido às suas prestações e motor. Exemplos desses automóveis são os Renault Clio Williams, Alfa Romeo GTV 3.0 24V Cup, BMW M3 GT E36, Lotus Elise S1, Honda Integra Type R e o Chevrolet Corvette ZR-1.
Outro crescente interesse dos colecionadores, são os modelos desportivos oriundos do país do sol nascente, tal como os já falados Honda NSX, Toyota Supra e Honda Integra Type R, a que se juntam o Datsun 240Z, já um verdadeiro clássico, mas durante anos um pouco esquecido, assim como o Mazda RX-7, Mitsubishi 3000GT, Nissan Skyline GT-R, Nissan 300ZX, entre muitos outros. São modelos fenomenais, que conjugam alta tecnologia da época com a performance e tudo destinado ao condutor.

















