Os Youngtimers são os novos clássicos, porque estão a atrair cada vez mais coleccionadores para este tipo de automóveis. Nestes estão englobados os conhecidos pocket-rocket, modelos tradicionais com um toque de desportividade e motores de elevado desempenho, com um estilo mais juvenil. Além destes, também se inserem os automóveis desenvolvidos para homologações de competição. Muitos destes automóveis já atingiram os 30 anos, sendo por isso, verdadeiros clássicos, mas com um preço inferior dos clássicos mais antigos.
Exemplos destes automóveis não faltam, como o Volkswagen Golf GTI, o Ford Sierra RS Cosworth, o Honda NSX e o Toyota Supra, são alguns dos automóveis que entram cada vez mais em colecções de clássicos. Outros modelos caminham para o culto dos clássicos, como os Toyota Celica das últimas gerações, ou o BMW Z3, por exemplo.
Outro pormenor a favor destes novos clássicos, é que existem ainda bastantes peças no mercado, tanto usadas como novas e além disso, existem outras tantas para modificações, como umas suspensões melhores ou um escape a aumentar a sinfonia do motor.
Dentro dos Youngtimers existem aquelas versões que já chegam a valores quase impossíveis para um simples aficionado e ainda não chegaram ao estatuto de clássico, muito devido à sua produção limitada, ou devido às suas prestações e motor. Exemplos desses automóveis são os Renault Clio Williams, Alfa Romeo GTV 3.0 24V Cup, BMW M3 GT E36, Lotus Elise S1, Honda Integra Type R e o Chevrolet Corvette ZR-1.
Outro crescente interesse dos colecionadores, são os modelos desportivos oriundos do país do sol nascente, tal como os já falados Honda NSX, Toyota Supra e Honda Integra Type R, a que se juntam o Datsun 240Z, já um verdadeiro clássico, mas durante anos um pouco esquecido, assim como o Mazda RX-7, Mitsubishi 3000GT, Nissan Skyline GT-R, Nissan 300ZX, entre muitos outros. São modelos fenomenais, que conjugam alta tecnologia da época com a performance e tudo destinado ao condutor.