Zeekr vai apresentar monovolume elétrico rival do VW ID.Buzz

25/03/2024

A marca Zeekr já está na Europa e o monovolume Mix será apresentado no Salão de Pequim, que começa a 25 de abril. O que se conhece, para já?

 

O fabricante chinês Zeekr, que faz parte do grupo Geely, mostrou as primeiras imagens de uma nova proposta no segmento de monovolumes, cuja procura nos últimos anos por parte dos consumidores caiu na Europa, mas não na China. O Zeekr Mix, que segue o espírito do Volkswagen ID.Buzz, terá medidas compactas, mas com espaço interior.

Embora, até ao momento não tenham sido publicadas imagens ou dados específicos, o Zeekr Mix tem uma carroçaria de 4,68 metros de comprimento, 1,99 metros de largura e 1,75 metros de altura, com distância entre eixos de 3.008 mm.

Entre as suas principais características estará um sistema de abertura deslizante das portas traseiras.

O modelo terá vários sistemas de ajudas à condução, incluindo um sistema de piloto automático equipado com sensor LiDAR localizado no tejadilho.
Do lado mecânico, o Zeekr Mix contará com um motor de 310 kW (415 cv) alimentado por uma bateria de lítio da Times Geely Company (uma joint venture entre a Geely e a CATL) que provavelmente replicará as características vistas no 007, com um pack de acesso com capacidade de 75 kWh, e cerca de 600 km de autonomia CLTC (o ciclo chinês que, há que não esquecer, é mais afastado da realidade do que o europeu WLTP).

O ZEEKR MIX ESTARÁ DISPONÍVEL EM DOIS LAYOUTS: O CONVENCIONAL DE 5 LUGARES E UM 3+3 DE 6 LUGARES.

O Mix é o primeiro de três novos modelos EV que o construtor chinês promete lançar em 2024 e será acompanhado por um SUV de luxo de tamanho médio projetado para desafiar o Tesla Model Y e um MPV de luxo de primeira linha para se juntar ao seu modelo 009 existente.

O Zeekr Mix, que será apresentado oficialmente durante o Salão Automóvel de Pequim, que terá início no dia 25 de abril.

Um dos aspetos a descortinar, nessa altura, será perceber se está pensado para o mercado europeu, dado que a marca já atua no Velho Continente.