Lendário Audi Sport quattro S1 “regressa” transformado em elétrico

27/11/2022

500 kW, 640 Nm de binário, 200 km/h, Ken Block ao volante de um elétrico: os ingredientes para uma demonstração de potência e habilidade com o concept Audi S1 e-tron quattro Hoonitron.

Preparado para o incrível piloto Ken Block, conhecido pelos seus dotes “malabaristas” ao volante, o Audi S1 e-tron quattro Hoonitron foi construído pelas equipas da Audi Sport e Audi Design.

Factos e números deste carro de corrida da Audi:

  • A distribuição de peso entre os eixos dianteiro e traseiro é igual a 52:48.
  • A distância entre eixos é inferior a 2,4 metros, o que é inferior aos 2.563 milímetros de um Audi A1 Sportback. Com isso, a marca conseguiu aumentar a agilidade nas curvas, porque a curta distância entre eixos favorece momentos de guinada, ou seja, rotação em torno do eixo vertical, o que se revela muito útil nas acrobacias Electrikhana.
  • A suspensão com escoras McPherson nos eixos dianteiro e traseiro e mais de 200 milímetros de curso da mola foi produzida para satisfazer as condições mais exigentes e incluindo os saltos longitudinais.
  • Com este conceito básico, o Audi S1 e-tron quattro Hoonitron tem as características ideais para drifting e para acrobacias em diferentes terrenos.
  • A transmissão de todas as rodas do Audi S1 e-tron quattro Hoonitron é totalmente elétrica. Os eixos dianteiro e traseiro são acionados por uma unidade de motor-gerador (MGU), que vem do desporto automóvel.
  • Cada uma destas duas unidades pesa apenas 55 kg, incluindo a transmissão.
  • Quatro baterias de alta tensão de um modelo padrão Audi PHEV, cada uma com uma capacidade de 14,4 kWh, totalizando 57,6 kWh, abastecem o sistema de transmissão e funcionam a 800 volts.
  • A distribuição de energia elétrica entre os eixos dianteiro e traseiro é totalmente variável. Pode ser perfeitamente adaptada à vontade do condutor e pode influenciar diretamente o comportamento da condução.
  • Cada MGU desenvolve 250 kW de potência e 320 Nm de torque. O resultado é uma potência total de 500 kW e 640 Nm de binário.
  • Uma vez que os motores elétricos atingem velocidades máximas de 28.000 rpm, a equipa de engenharia definiu um rácio de engrenagem de cerca de 12:1 para os drifts. Tendo em conta as perdas, obtém-se um binário de cerca de 3.000 Nm em cada eixo, ou 6.000 Nm no total.
  • Graças a estes valores extremos de binário, é possível a Ken Block fazer drifts espetaculares e atingir uma velocidade de mais de 200 km/h.

Este concept é a estrela principal do vídeo “Electrikhana, com o S1 Hoonitron a circular, a rodopiar e a fazer drifts pelas ruas, casinos e parques de estacionamento de Las Vegas, com Ken Block ao volante.

O vídeo é impressionante! Vale a pena ver.