Vem aí uma revolução para as empresas que operam na área da assistência técnica (field service) defendeu André Calixto, Partner da NextBITT, no Portugal Mobi Summit, a decorrer na Nova School of Business & Economics, em Carcavelos.
A introdução da realidade aumentada no quotidiano dos profissionais que prestam assistência técnica vai permitir às empresas “colocar pessoas na rua com informação que até agora só estava disponível em backoffice“.
O acesso imediato a informação mais abrangente e aprofundada vai permitir atingir níveis de desempenho nunca antes conseguidos em tempo real no terreno, o que segundo André Calixto dará uma enorme vantagem competitiva às empresas que mais depressa adotem esta tecnologia.
Atualmente, o recurso quer à inteligência artificial – que analisa e processa vários tipos de informação – quer à “Internet das coisas” (IoT, Internet of Things), ou mesmo a plataformas de realidade aumentada e virtual já são uma realidade.“Neste momento, quem tem equipas técnicas no terreno sabe que estas podem ter acesso à informação no terreno através do computador, por exemplo, mas não é uma coisa que seja muito prática porque normalmente esse tipo de profissionais precisa das mãos para trabalhar”, descreveu Calixto.
O que vai mudar no futuro é que o acesso à informação disponível será completamente diferente, o que terá um impacto direto na performance destes profissionais.
André Calixto afirmou que o principal agente dessa mudança a curto prazo será a tecnologia 5G, que vai permitir entrosar o recurso à inteligência artificial (AI) com a Internet das Coisa (IoT) e com as plataformas de realidade virtual e aumentada.
5G será o agregador das tecnologias já existentes
“A evolução do 3G para o 4G teve impacto sobretudo no consumo mas todos os analistas apontam que o 5G vai ter impacto essencialmente na área empresarial”, adiantou o Partner da NextBITT.
Para Calixto, a tecnologia está bem encaminhada para “atingir a maturidade em termos de custo” mas também de “acesso às equipas no terreno”.
Será a tecnologia 5G a permitir aos profissionais da assistência técnica ajudar o cliente recorrendo à realidade aumentada e virtual. “Os técnicos irão dispor de toda a informação e vão ter mãos livres em todo o processo”, ilustrou o gestor.
E no futuro, Calixto prevê inclusive que “clientes que precisem de assistência técnica possam ser assistidos pela equipa de especialistas, sem necessidade de deslocação ao terreno”.
The post André Calixto da NextBITT: “A realidade virtual vai mudar a forma como os profissionais no terreno vão exercer funções no curto prazo” appeared first on Portugal Mobi Summit.
Leia mais em www.portugalms.com