A iniciativa “Conversa na ponta dos pés” juntou hoje crianças da Escola Básica EB 2,3 de Alapraia com o medalhado olímpico Sérgio Paulinho  e outras personalidades da área da mobilidade e desporto, com o intuito de incentivar o uso de transportes públicos e da bicicleta, “porque é bom para a saúde e para o ambiente”. E com a vantagem de que o transporte rodoviário será gratuito em Cascais, já em 2020.

 

No âmbito da Semana Europeia da Mobilidade no Concelho de Cascais e destinada aos alunos do 9º ano, esta conversa contou com a presença do vereador com o pelouro da Mobilidade, Desporto e Juventude, Nuno Piteira Lopes, o ciclista profissional Sérgio Paulinho, vencedor de uma medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Atenas, e ainda Sandro Araújo, Vice-Presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo, sob a moderação do professor Luís Malta, diretor do Agrupamento de Escolas de Alapraia.

Com o objetivo de promover uma mobilidade mais sustentável, a conversa foi um momento informal de partilha de experiências com os alunos. O vereador Nuno Piteira Lopes incentivou os jovens a usufruirem do espaço de natureza que Cascais oferece e a utilizar os transportes públicos, até porque, informou, os transportes rodoviários serão grátis a partir de 2020. Uma novidade que mereceu aplausos dos jovens, interpelados  a irem para a escola de tranportes, melhorando assim a sua mobilidade no concelho.

Já o vice-presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo, Sandro Araújo, partilhou desta perspetiva, promovendo o ciclismo no quotidiano como uma forma de vida mais saudável e com menos impacto ambiental e, por isso, mais feliz. Deixou ainda o desafio para os jovens pegarem na mensagem de mudança e aproveitem o que o concelho e a federação lhes oferecem.

Sérgio Paulinho foi o último interveniente, contando a sua experiência pessoal e partilhando com os estudantes que, desde pequeno, se movia de bicicleta para todo o lado, optando depois por fazer do ciclismo profissão, o que implicou muito sacrifício.

No fim houve também tempo para responder às perguntas dos alunos, sobretudo em torno das diversas hipóteses de mobilidade que têm no concelho.

A Semana Europeia da Mobilidade (SEM) é uma iniciativa da EUROCITIES (rede de cidades europeias), que lança, mais uma vez, esta campanha de promoção da mobilidade limpa e do transporte urbano sustentável com vista à melhoria da saúde e da qualidade de vida urbana.

O MobiCascais é o sistema de mobilidade integrada do município de Cascais que, através da sua inovadora aplicação móvel, permite aos visitantes ou munícipes a aquisição e uso, de forma simples e transparente, de vários serviços de mobilidade, tais como a partilha e o parqueamento de bicicletas, transportes públicos e parques de estacionamento.

 

 

The post “Conversa na ponta dos pés” numa escola de Cascais para promover mobilidade sustentável appeared first on Portugal Mobi Summit.

Leia mais em www.portugalms.com