Diogo Agostinho: “Não temos tempo, o planeta assim o exige”.

29/11/2023

Na saudação de boas-vindas aos participantes na Cimeira de Cascais, o administrador da Global Media Group falou da necessidade de procurar respostas ambientais e lamentou o extremismo dos debates.

Diogo Agostinho, administrador da Global Media Group, deu as boas-vindas aos participantes da Mobi Summit sublinhando que há demasiado radicalismo ambiental, sendo “iniciativas como esta que fazem a diferença”. Há extremismo nos debates, prosseguiu: “sentimos isso na política e nas redes sociais, ou se é negacionista ou ativista extremo”.

A urgência do problema ambiental é evidente, bastaria ver a recente visita do secretário-geral da ONU, António Guterres, à Antártida. “É devastador aquilo a que estamos a assistir”, disse Diogo Agostinho. “Há pessoas que querem resolver o problema. Não temos tempo, o planeta assim o exige, mas não resolvemos nada atirando tinta a ministros e com pessoas deitadas nas estradas”.

Na sua breve intervenção, o administrador do Global Media Group agradeceu a presença de Carlos Carreiras, presidente da câmara de Cascais: “Tive a honra de participar nas suas equipas e conheço bem o seu trabalho. Põe as coisas a funcionar e tem muito o espírito da Mobi Summit, de procurar respostas”.

Cascais como exemplo de medidas fortes no domínio do transporte público, um dos temas que estará em discussão na cimeira Mobi, além de inteligência artificial, transporte marítimo, planeamento urbano, entre outros assuntos. “Contem com a Global Media para ser o centro deste debate”, disse Diogo Agostinho, ao salientar a participação dos títulos do grupo, DN, JN, TSF, Dinheiro Vivo, Motor24.

A autarquia de Cascais é um dos vários parceiros deste evento de dois dias, além da EDP, Brisa, Fidelidade, Deloitte e Câmara Municipal de Lisboa. A Mobi Summit começa hoje e termina amanhã, contendo vários painéis sobre mobilidade sustentável, cidades inteligentes e transição energética. O evento está a decorrer na Nova SBE, em Carcavelos.

Na intervenção de abertura da cimeira, ao agradecer a Pedro Oliveira, o reitor da SBE, Diogo Agostinho referiu que “esta é uma faculdade fantástica, deve ser maravilhoso estudar aqui. O espírito de liberdade passa cá para fora, devia haver mais escolas como esta”, acrescentou o administrador do GMG. Houve ainda uma palavra de agradecimento aos trabalhadores que participaram na organização do evento: “A força de uma organização são as suas pessoas”, concluiu Diogo Agostinho.

Portugal Mobi Summit