A Efacec está a participar no projeto pioneiro do primeiro veículo autónomo de transporte público em Portugal, em fase de teste em Cascais.

A empresa que desenvolve  soluções de energia, engenharia, ambiente, transportes e mobilidade eléctrica está a equipar o Easy Mile 10, este veículo não-tripulado e totalmente elétrico,  com uma bateria de de 30.72 kWh, que permite um intervalo de operação estimado até 8/9 horas diárias.

Tal é possível pela instalação também do carregador concebido e instalado pela Efacec no campus da Universidade NovaSBE em Carcavelos.

Para além de assegurar o carregador deste veículo, a empresa está a produzir outros sete carregadores públicos para veículos elétricos, a serem instalados no município, que vão integrar a rede do sistema MobiCascais.

Para este projeto, a empresa forneceu ainda a sua solução View4Grid, uma plataforma CPMS (Charge Point Management System de automação para a gestão e monitorização de infraestruturas de rede inteligente, que permite gerir e acompanhar ao minuto o carregamento do veículo autónomo, medir e controlar o acesso, carga e estado da rede.

Este sistema será integrado por sua vez na plataforma de gestão da cidade de Cascais, que integra numa só ferramenta várias componentes de gestão e monitorização do trânsito, transportes públicos e as necessidades de manutenção de estradas.

Nesta altura, a Efacec está a participar, de forma ativa, em sete dos maiores projetos de mobilidade elétrica a nível mundial, com tecnologia concebida em Portugal.

Está a equipar centros de excelência e desenvolvimento de grandes fabricantes automóveis, e a dar suporte à infraestrutura de carregamento de grande dimensão localizadas, predominantemente, na Europa e Estados Unidos da América.

Esta é uma empresa centenária e presente em mais de 65 países, considerando destinos estratégicos como a Europa, os Estados Unidos da América, a América Latina, Ásia, Médio Oriente, Magrebe e África Subsariana.

The post Efacec “dá” energia ao 1º veículo autónomo em teste em Portugal appeared first on Portugal Mobi Summit.

Leia mais em www.portugalms.com