Os veículos elétricos vão criar uma oportunidade de quase 2 mil milhões de dólares (1,8 mil milhões de euro) para o setor das utilities, segundo uma nova investigação da consultora, Accenture. O estudo intitulado “The Utilities: Lead the Charge in eMobility” revela que o número de veículos elétricos vai aumentar para 10 milhões em 2025 e ultrapassar o número de veículos convencionais em 2040.

Os dados permitiram ainda recriar o relatório da Accenture Strategy, no qual é dito que as empresas do setor das utilities podem ter ganhos significativos ao agruparem serviços em função das necessidades dos proprietários de veículos elétricos.

Além de uma oportunidade financeira, com uma margem de lucro reduzida, através do fornecimento de energia para veículos elétricos, estas empresas podem adicionar ainda 225 mil milhões de euros, através de novos serviços de mobilidade elétrica, com margem de lucro mais elevada, como apps de carregamento remoto, gestão integrada de energia de veículos elétricos em casa, processamento de pagamentos e até financiamento para a compra destes veículos.

Ao combinarem estes serviços numa única plataforma, as empresas do setor podem assim ajudar a melhorar a experiência do consumidor. Lê-se ainda que “ os operadores que consigam ajudar a tornar mais fácil e acessível a vida de um proprietário de um veículo elétrico vão acelerar a adoção e melhorar a competitividade nas suas indústrias, pela crescente tomada de decisão dos consumidores com base em preocupações ambientais, no processo de compra, mesmo a nível empresarial.

Questionados consumidores em todo o mundo, as razões ambientais são, atualmente, as principais impulsionadoras para a compra dos veículos elétricos, seguidas pelas oportunidades de poupança que estes veículos permitem.

Aproximadamente 2/3 dos futuros proprietários de carros elétricos trocaria para um veículo elétrico para poupar dinheiro a longo-prazo.

No entanto, enquanto se verificam avanços na tecnologia das baterias e surgem novas opções de leasing, os custos de compra destes veículos e o acesso a carregamentos – como os sistemas domésticos de energia ou as estações públicas de carregamento – continuam a ser uma barreira para os proprietários.

Exemplo disso são os mais de 80% de consumidores que pretendem ser proprietários de carros elétricos no futuro e que planeiam carregar os seus veículos primeiramente a partir de casa. No entanto, apenas 55% destes têm garagem própria.

As empresas do setor de utilities podem capitalizar esta oportunidade através de ações que acelerem a adoção de veículos elétricos e, assim, afirmarem o seu papel na indústria como impulsionadoras de mercado, porque ajudam compradores a tomar decisões mais corretas.

O estudo conclui que as empresas do setor estão bem posicionadas para ter um papel relevante no mercado da mobilidade elétrica ao fornecerem experiências de consumidor diferenciadoras e relevantes ao mesmo tempo que estabelecem parcerias críticas de ecossistemas.

O relatório Utilities: Lead the Charge in eMobility, da Accenture Strategy, baseia-se numa modelagem de cenários de valor a nível geográfico e num inquérito a 6.000 consumidores, conduzido em Espanha, França, Reino Unido, Alemanha, Itália, Países Baixos, Noruega, Suécia e Estados Unidos.

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