Após concluir os ensaios no Japão e nos EUA, o Lexus LS vai ser agora testado na capital da Bélgica.  A simulação servirá para adicionar condições europeias ao sistema.

 

A Toyota Motor Europe (TME) arrancou esta semana com ensaios de condução autónoma em Bruxelas. Durante os próximos 13 meses, o Lexus LS irá completar repetidamente um ciclo pré-definido com passagem por várias artérias centrais da capital da Bélgica. Após concluir com sucesso as simulações em circuitos fechados, agora a etapa seguinte é testar o automóvel num cenário urbano real, pondo à prova os sistemas perante a complexidade e diversidade populacional de uma grande cidade europeia como é Bruxelas

 

Entender o comportamento humano na via pública é um passo fundamental para adicionar condições europeias ao sistema de entendimento do automóvel, destaca Gerald Killmann, vice-presidente de Investigação e Desenvolvimento da TME: “O objetivo final da Toyota é zero acidentes e vítimas de acidentes de trânsito, sendo a principal finalidade deste teste piloto, estudar o comportamento humano e o seu impacto nos requisitos do sistema de condução autónoma.” E a capital da Bélgica não foi uma cidade escolhida ao acaso: “Dentro das operações da Toyota Global, a unidade da TME de I&D de Bruxelas é o centro regional de excelência em visão computacional, fazendo com que os computadores ‘vejam’ e ‘entendam’ o ambiente ao seu redor.”

 

Quem se cruzar nos próximos dias com o Lexus LS, na cidade de Bruxelas, é capaz de nem perceber que acabou de ver um veículo de condução autónoma (CA). A grande diferença está sobretudo no conjunto de sensores montado no teto, incluindo um LIDAR, radares, câmaras e sistema de posicionamento de alta precisão. No automóvel, um condutor de segurança pode intervir, a qualquer momento, e anular o sistema de controlo de CA do veículo, que será acompanhado por um operador que supervisiona todo o sistema.

 

O caminho até às ruas da cidade belga implicou meses de preparação, esclarece a Toyota em comunicado. Além do treino dos condutores e validação do sistema de CA, foi ainda necessário analisar a rota e articular com as autoridades todos os protocolos para obter as aprovações necessárias.

 

The post Toyota inicia testes de condução autónoma na cidade de Bruxelas appeared first on Portugal Mobi Summit.

Leia mais em www.portugalms.com