A CEO da EDP Comercial, Vera Pinto Pereira, anunciou o objetivo de continuar a alargar a rede pública e privada de pontos de carregamento para veículos elétricos, em particular nos condomínios, em que tem havido uma forte expansão e em que o objetivo é crescer para os 750 pontos. A gestora da empresa que tem apostado em campanhas de incentivo à mobilidade elétrica acaba de ver a sua app EV.X ganhar o prémio app do ano da Acepi.

 

Que novidades tem a EDP para oferecer em matéria de mobilidade elétrica?

Partilhámos aqui, no Portugal Mobi Summit, a ambição de no final de 2020 termos 300 postos de carregamento público, para o carregamento fora de casa, mas também de termos 750 pontos de carregamento privado, em casa ou nas garagens [de condomínios] dos nossos clientes. Como parte desse carregamento público faz parte um ecossistema de parcerias, um dos fatores mais importantes e críticos para o sucesso da mobilidade será a capacidade de montarmos estes ecossistemas de parcerias, para podermos andar ao ritmo que a inovação requer. Já temos uma estabelecida há algum tempo, com a BP. No início do próximo ano vamos lançar um cartão para as frotas que passa a incluir um plano de carregamento elétrico da BP. Quanto ao Benfica – e não posso esconder o meu entusiasmo pessoal – fechámos uma parceria para termos 20 pontos de carregamento entre o Estádio da Luz (18, distribuídos pelos diferentes parques de estacionamento) e o Centro de Treino, no Seixal (dois). Uma importante novidade é que anunciámos o primeiro posto de carregamento ultrarrápido que tinha de estar necessariamente ao lado do Eusébio.

Que importância tem esta parceria com o Benfica?

É mais uma entidade importante, mediática, que dá um passo no sentido da mobilidade elétrica. É um clube que tem dado importantes passos de sustentabilidade nos seus espaços. Recentemente instalámos 1200 painéis solares no Seixal. Depois de esse passo importante dado em direção ao suporte fotovoltaico, o Benfica dá agora um passo no que diz respeito à mobilidade elétrica, apoiando assim todos os que se deslocam ao estádio, seja para assistir a um jogo ou para ir à zona comercial.

A aposta nas frotas também é importante para que as empresas utilizem mais veículos elétricos?
Muitas empresas assumiram o mesmo compromisso que a própria EDP assumiu de converter toda a sua frota em veículos elétricos. Ao assumir esse compromisso, depois precisa de encontrar as soluções certas, porque uma frota empresarial requer uma gestão agregada dessa frota, mesmo no que diz respeito aos consumos e carregamentos. Por isso, da mesma maneira que hoje temos cartões frota por parte das gasolineiras e com muito sucesso, esse cartão tem de ser estendido à dimensão elétrica. E é isso que a parceria entre a EDP e a BP irá fazer no próximo ano.

Elisabete Silva (Texto)

Filipa Bernardo (Global Imagens)

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