A marca elétrica Aiways vem para Portugal em 2022, mas já se vende noutros países europeus desde outubro de 2020. Como foi o seu primeiro ano completo de vendas na Europa?
A chinesa Aiways será um dos destaques que o próximo ano trará, dado que se trata de uma marca 100% elétrica que começará a ser vendida em Portugal a partir de abril.
A marca, com sede em Xangai, está, no entanto, a celebrar o primeiro ano completo de comercialização ao público na Europa, sendo interessante olhar para os números de vendas que tem conseguido no Velho Continente, bem como o modo como está a ser vendido e assistido.
A Aiways começou a sua carreira europeia em outubro de 2020, introduzindo o Aiways U5, um SUV 100% elétrico com uma autonomia de 400 km com um só carregamento.
Ao longo dos últimos 12 meses, o Aiways U5 foi colocado à venda na Alemanha, Países Baixos, França, Bélgica, Dinamarca e Itália.
EM 2022, ALÉM DE PORTUGAL, A AIWAYS CHEGARÁ À SUÍÇA, ESPANHA E SUÉCIA.
Consoante a especificidade de cada país, a Aiways vende o U5 exclusivamente online, através de uma rede de concessionários já estabelecida, ou no conjunto de ambos os canais.
“Este modelo híbrido de vendas diretas e espaços físicos permitiu à Aiways atingir rapidamente uma base de clientes muito ampla e aumentar a sua notoriedade”, explica o fabricante que, em Portugal, irá ser representado pela Astara, ex-Grupo Bergé.
País a país: como é feita a venda da Aiways
O Aiways U5 foi inicialmente lançado na Alemanha, em outubro de 2020, fazendo com que este país se tivesse tornado no mercado mais forte da Aiways. Ali, o Aiways U5 é vendido através do revendedor eletrónico Euronics, que comercializa os veículos através da sua rede de lojas físicas. O após-venda e o serviço são fornecidos por toda a Alemanha graças a uma colaboração com a A.T.U, que presta um apoio de elevada qualidade à base de clientes naquele país.
“A consciencialização para a existência da marca Aiways na Alemanha registou um forte incremento durante dois eventos de condução de longa distância realizados este verão, com críticas positivas nos media germânicos, que tradicionalmente apoiam sobretudo as marcas de automóveis do seu país. Assim, três Aiways U5 completaram com sucesso o prestigiado E-Cannonball em setembro, conseguindo igualmente percorrer 1000 km por estradas alemãs na prova de endurance ED1000 e ombrear assim com muitos OEM tradicionais”, salienta a marca.
Uma recente parceria com a empresa de serviços de subscrição de automóveis alemã Finn.Auto foi outro grande sucesso para a Aiways, uma vez que o U5 esgotou imediatamente após a sua entrada para a gama de viaturas disponibilizadas.
O Aiways U5 foi colocado à venda nos Países Baixos em novembro de 2020. Neste mercado, o SUV 100% elétrico é vendido online e distribuído pela Aiways Distributie Nederland.
Após realizarem as suas pesquisas online, os clientes holandeses têm à sua disposição test drives coordenados pela Profile, a parceira da Aiways para a manutenção das suas viaturas nos Países Baixos.
É em Paris, mais concretamente na Villa M, em pleno coração da capital, que encontramos a sede do distribuidor da Aiways para o mercado gaulês, a Car East France. Desde o início da sua comercialização, em janeiro de 2021, “centenas de Aiways U5 foram já adquiridos por clientes franceses”, indica o construtor. A Aiways planeia recrutar distribuidores em seis das maiores cidades de França, que venderão os seus modelos através de uma combinação de pontos de venda virtuais e físicos. O apoio de após-venda é assegurado pelos especialistas em manutenção Feu Vert, suportados por um serviço de manutenção doméstico da Go Mecano.
Este verão, um Aiways U5 venceu o Riviera Electric Challenge, prova anual de endurance que contou com a participação de 37 veículos de 11 marcas famosas, num percurso de 200 km. A Aiways foi o único fabricante chinês a participar nesta competição reservada a automóveis 100% elétricos, e o SUV U5 triunfou sobre a concorrência com o antigo piloto de ralis francês Bernard Darniche ao volante, acompanhado pelo seu colega de equipa Philippe Dupuy.
O Aiways U5 SUV foi colocado à venda na Bélgica ao mesmo tempo que em França. Na Bélgica, a Aiways colabora exclusivamente com o seu parceiro comercial Cardoen para gerir a distribuição, contando com 16 showrooms físicos para apoiar as vendas online.
Na sua qualidade de parceira exclusiva para a Bélgica, a Cardoen tem a seu cargo todo o percurso de vendas do cliente, desde o contacto inicial até à venda propriamente dita e ao após-venda. A empresa está neste momento a trabalhar num novo website concebido para aumentar o conhecimento da marca, não só entre os clientes particulares, mas também entre os empresariais.
A Aiways foi lançada na Dinamarca em março de 2021, em parceria com a Andersen Motors. Tal como acontece noutros mercados, as vendas são realizadas online e uma rede de onze agentes, que abrange a maior parte do país, disponibiliza test drives e aconselhamento especializado em EV. Neste país, e em apenas sete meses desde o seu lançamento, a Aiways já atingiu uma quota de mercado de 1%. A versão “Premium” do U5 é a escolhida por mais de 90% dos clientes dinamarqueses.
A Andersen Motors será também a parceira de exportação da Aiways para a Suécia quando a marca se estrear nesse mercado, já em 2022.
Em Itália, o SUV Aiways U5 foi introduzido em outubro de 2021, através do Koelliker Group.
A Aiways chega a Portugal em abril de 2022 e a sua venda e representação ficará a cargo da Astara, nova designação que o Grupo Bergé passou a ter.
“Perante o sucesso do SUV U5 em seis mercados da Europa no primeiro ano após o seu lançamento, a Aiways está a prever um aumento ainda maior da sua quota de mercado neste continente. No final de 2021, a Aiways espera ter vendido 3000 unidades na Europa, número que espera reforçar em 2022, com a sua entrada em mais três países: Suíça, Espanha e Portugal”, dá conta a empresa.
Antevisão para 2022
Durante o primeiro trimestre do próximo ano, a Aiways introduzirá o seu segundo modelo, o SUV Coupé U6, na Europa.
A marca procurará atingir um volume de vendas de cinco dígitos na Europa durante o seu segundo ano neste continente (ou seja, entrando na casa da dezena de milhar de unidades), contando para tal com a expansão da gama e com a entrada em novos mercados.
“Conforme a procura aumentar, a par do conhecimento da marca, também aumentarão as possibilidades de parcerias com as empresas de leasing e frotas que pretendam disponibilizar escolhas de mobilidade isenta de emissões”, diz a Aiways.
SUV COUPÉ U6 VAI JUNTAR-SE À GAMA AIWAYS EM 2022 E REFORÇAR AS VENDAS DA MARCA NO SEU SEGUNDO ANO.
Fazendo um balanço do primeiro ano de vendas ao público na Europa, Alexander Klose, Vice-presidente Executivopelas operações além internacionais da Aiways, diz que “é com grande alegria que constatamos o sucesso do nosso SUV U5. Durante este primeiro ano, construímos relações sólidas com os nossos clientes e parceiros de vendas, e é nosso objetivo continuarmos a tornar a propriedade de EV inclusiva e acessível para todos. Ao longo dos últimos anos, a China tem vindo a expandir as suas capacidades de produção de automóveis, e muitos fabricantes de equipamentos originais (OEM) tradicionais reconhecem agora o valor que a qualidade de construção e as técnicas de fabrico de alta tecnologia chinesas podem acrescentar aos seus negócios”.
Alexander Klose refere que “existe uma procura crescente de EV em toda a Europa, e as vendas do Aiways U5 têm aumentado bastante. A solidez da nossa rede de distribuição deu-nos vantagem sobre muitos dos nossos concorrentes, que ainda estão com dificuldades em estabelecer a sua presença. Aguardamos com expectativa a possibilidade de expandirmos a nossa quota de mercado europeia nos próximos anos, principalmente com o lançamento do novo U6, um SUV-Coupé, no início do próximo ano”.
“Somos uma marca jovem, no início da sua viagem para a Europa. Estes são tempos emocionantes para nós enquanto empresa e para a indústria automóvel de um modo geral, que está a fazer uma enorme transição para os EV. Estamos a crescer rapidamente e continuamos a expandir a nossa força de trabalho em toda a empresa, principalmente em campos como as vendas e o marketing, conforme a nossa marca se vai desenvolvendo. A forma jovem como abordamos o design dos nossos veículos, a tecnologia à disposição dos mesmos e as nossas vendas acessíveis online fazem da Aiways uma escolha óbvia para a mobilidade dos tempos modernos”, acrescenta Klose.