De acordo com a revista britânica Autocar, o novo Aston Martin terá uma carroçaria de 5 portas e será denominado Varekai. O modelo foi antevisto no Salão de Genebra de 2015 através do protótipo eléctrico DBX, no entanto, segundo o CEO Andy Palmer, os planos do construtor mudaram desde então.
O site Automotive News avança que o executivo nunca pretendeu desenvolver um DBX de produção em série eléctrico. Também descartou a hipótese de versões diesel e híbridas plug-in. Como alternativa, a Aston Martin vai recorrer à sua sub-marca Lagonda para comercializar um veículo eléctrico baseado no protótipo Vision exibido no último Salão de Genebra.
“O diesel está morto”
O Bentley Bentayga, o primeiro SUV ultra luxuoso lançado em 2016, recebeu recentemente uma versão diesel. A Aston Martin não seguirá o exemplo do seu concorrente britânico. “Acredito há muito tempo que a vida do diesel é limitada. Fundamentalmente, está morto,” afirmou Andy Palmer. A ideia de uma versão híbrida também foi rejeitada, “Temos o peso extra e o custo associado a duas tecnologias. É provavelmente um intermediário conveniente, mas não propriamente necessário,” concluiu.
A linha de motorizações do Varekai deverá incluir o V12 turbocomprimido desenvolvido pela própria Aston Martin e o V8 fornecido através da parceria estabelecida com a AMG. A marca britânica não será a única a rejeitar o diesel e a electrificação. De acordo com a imprensa especializada, o Rolls-Royce Cullinan, que será revelado no próximo mês, contará apenas com um V12 a gasolina, enquanto o Lamborghini Urus não disponibiliza versões diesel ou electrificadas. No entanto, o SUV da Ferrari deverá incluir uma versão híbrida plug-in.
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