Diesel: As marcas e os modelos que o vão abandonar

01/09/2018

Tudo começou com o Dieselgate em setembro de 2015 e desde essa altura até hoje, muita água correu sobre a ponte e muito mudou o entendimento sobre qual a melhor solução para reduzir as emissões de gases poluentes.

Neste caminho, a Volkswagen gastou milhares de milhões de euros em multas, processos judiciais, indeminizações, enfim, tudo o que se pode imaginar face a um escândalo com epicentro nos EUA e que se espalhou a todo o mundo. As autoridades governamentais entraram em histeria e determinaram, de forma algo despropositada, guerra contra o gasóleo. Quem gere as homologações entendeu por bem mudar o protocolo do vetusto NEDC para o moderno, longo e dispendioso protocolo WLTP (clique aqui para ficar a saber tudo sobre o WLTP), o que provocou alguma perturbação nos construtores. Por exemplo, a Volkswagen vai começar o mês de setembro com apenas metade da gama disponível, por falta de homologações WLTP de muitas gamas. Entretanto, as associações ambientalistas já vieram gritar a plenos pulmões que os níveis de CO2 estão a subir muito devido ao galopante aumento das vendas de carros a gasolina.

Enfim, muito mudou e os construtores também mudaram e hoje a balança pende, claramente, para os motores a gasolina e por isso há vários modelos que vão desaparecer.

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