Bruno e Hugo Magalhães terminaram na quinta posição depois de um rali muito exigente. O piloto português pretendia ter terminado nos lugares do pódio, no entanto, um problema ontem, quando o carro se desligou em plena reta, tirou-lhe tempo precioso para que conseguissem hoje, chegar mais longe.
Dois grandes pilotos italianos, Paolo Andreucci e Giandomenico Basso, tiveram novos navegadores, Andreucci, depois que Anna Andreucci, a sua habitual navegadora, foi hospitalizada com uma fratura na pélvis. Envolvido no mesmo acidente, Andreucci participou na prova apesar de ter sofrido uma lesão nas costas.
Nikolay Gryazin rodou em segundo até que que se atrasou com problemas com a direção assistida na PE3. Simone Campedelli assumiu a posição de perseguidor de Lukyanuk, mas teve dois furos. Depois foi a vez de Basso, que foi recuperando tempo ao russo, terminando o rali a 7.5s
Umberto Scandola teve uma saída de estrada quando perdeu o controle de seu Skoda, logo após o início do terceiro troço.
Rafael Astier foi o único carro R-GT que terminou a primeira etapa, o piloto britânico Chris Ingram terminou o primeiro dia em quarto e foi o líder da FIA Under 28 Junior (R5) antes de seu carro ficar danificado devido a uma pedra na estrada. Fabian Kreim assumiu a liderança desta categoria.
O dia 2 começou mal quando o longo primeiro troço foi cancelado devido ao excesso de espectadores, com a assessoria de imprensa do ERC a alegar que a popularidade da sua série “teve um efeito colateral indesejado”. Curioso!O segundo classificado, Giandomenico Basso continuou a pressionar Lukyanuk. Andreucci saiu de estrada pela segunda vez em nove dias e Astier relatou problemas de transmissão no seu Abarth 124.
Nessa altura, Basso esteve azarado: o seu ‘desafio’ pela vitória no rali foi colocado nas mãos dos organizadores que tinham de decidir os tempos nominais, para ele e para Grzyb. Cerca de quatro horas após o último troço normal, houve uma superespecial muito curta fora de Roma.
Finalmente, depois de vários atrasos Ingram continuou a sua recuperação e chegou ao sexto lugar atrás de Kreim e Bruno Magalhães. Kreim venceu entre os U28 e Sesks venceu o U27, mas Kristensson ficou atrás de Efren Llarena. O melhor do campeonato italiano foi Giacomo Scattolon (Fabia R5) e Astier conquistou o FIA R-GT.
Quinto lugar para Bruno Magalhães
Concluído mais este desafio, Bruno centra agora atenções na próxima prova: “Queremos continuar na luta pelo título, temos por isso de fazer tudo para assegurar apoios para a próxima ronda no final do mês de agosto. O Campeonato está em aberto e seria uma pena se não conseguíssemos continuar”, disse o vice-campeão europeu em título.
Classificação
1. Lukyanuk-Arnautov (Ford Fiesta R5) in 1h 48’03.5;
2. Basso-Lucca (Skoda Fabia R5) a 7”5;
3. Grzyb-Wrobel (Skoda Fabia R5) a 1’04”2;
4. Kreim-Christian (Skoda Fabia R5) a 1’16”5;
5. Magalhaes-Magalhaes (Skoda Fabia R5) a 1’41”2;
6. Ingram-Whittock (Skoda Fabia R5) a 2’ 32”2;
7. Nordgren-Suominen (Skoda Fabia R5) a 2’34”7;
8. Scattolon-Nobili ( Skoda Fabia R5) a 2’56”2 ;
9.Rusce-Farnocchia (Ford Fiesta R5) a 3’08”4;
10. Ahlim- Sjoberg (Skdoa Fabia R5) a3’17”0