F1: Carlos Sainz confirmado na McLaren

16/08/2018

A equipa de Woking acabou de anunciar o espanhol Carlos Sainz como piloto de 2019 em diante.

Era a hipótese mais forte e acabou por se concretizar. Carlos Sainz será piloto da McLaren e será o substituto de Fernando Alonso.

“Estamos muito entusiasmados com a entrada de Carlos Sainz na McLaren”, disse o presidente da McLaren, Zak Brown.“Já o seguíamos há algum tempo e consideramos que é um dos pilotos de top da próxima geração que está a emergir na F1. O Carlos traz a mistura perfeita de juventude e experiência. Embora tenha apenas 23 anos, vai para a sua quinta temporada e trará consigo uma enorme quantidade de experiência.”

Carlos Sainz também mostrou estar feliz pela opção:

“Estou feliz por finalmente poder confirmar que serei piloto da McLaren na temporada de 2019. É algo que desejo há algum tempo e estou muito empolgado com este próximo capítulo da minha carreira. Sou fã da McLaren desde que me lembro. É um grande nome na F1 com uma herança incrível, e da lista de pilotos que correram pela McLaren ao longo dos anos, constam muitos heróis .”

Para Sainz é o melhor desfecho possível. O espanhol perdeu o lugar na Renault para Ricciardo e a entrada na Red Bull nunca terá sido verdadeiramente equacionada pois a relação com Verstappen nunca foi a melhor e o holandês não fazia questão de ter Sainz como colega de equipa. Assim, Sainz vai para uma equipa que embora em grandes dificuldades, tem o potencial para lutar por grande voos, assim possa esta reestruturação dar os frutos desejados.

A McLaren consegue um piloto que já seguia há algum tempo. O potencial do espanhol sempre agradou ao responsáveis da equipa que olharam tanto para Sainz como para Ricciardo para substituir Alonso.

Só o tempo dirá se foi uma escolha acertada. Sainz sempre mostrou qualidade e potencial mas nos últimos anos tem estado abaixo das expectativas e chega a uma equipa onde terá de ter grande resiliência para chegar ao sucesso. Sainz terá de ajudar a equipa a desenvolver-se e fica a dúvida se é o homem certo no lugar certo, dado que é ainda um jovem.

Ainda não é certo qual será o colega de equipa de Sainz, mas os nomes mais prováveis serão Vandoorne ou Lando Norris. Vandoorne tem desiludido até agora mas já conhece as dificuldades da casa e pode dar alguma estabilidade, enquanto Norris é ainda muito jovem e a McLaren não quererá coloca-lo na equipa principal nestas condições, olhando também para o grande potencial que apresenta.

O mercado começa a clarificar-se e com este anúncio, Gasly fica com via aberta para entrar na Red Bull em 2019. O jovem da Toro Rosso tem impressionado este ano e deverá ser a escolha da equipa de Milton Keynes para o futuro a médio prazo. A Toro Rosso fica com uma vaga que poderá ser ocupada por Dan Ticktum mas não é certo que consiga os pontos suficientes para entrar na F1 e a opção do empréstimo de Norris por parte da McLaren parece mais sólida.

Fábio Mendes/Autosport