Neste tipo de pistas a vantagem era tendencialmente da Ferrari, que sempre conseguiu uma melhor gestão das borrachas. No entanto a Mercedes pode ter encontrado a solução para um problema já antigo. Na Hungria, com 57ºC em pista, Hamilton conseguiu tirar 25 voltas dos pneus ultramacios, mais do que era esperado.
“Temos mais dados para recolher e entender, mas o sentimento predominante é que vencemos a corrida em Budapeste com temperatura de pista de 60ºC. Era algo que não achávamos possível para nós. É uma boa sensação e podemos ser mais competitivos nas corridas mais quentes no futuro.”
James Allisson afirmou que a capacidade de fazer mais voltas nas borrachas mais macias se deveu ao chassis que é menos duro nos pneus, à afinação do carro e à capacidade de Hamilton.
Outros dos “truques” que a Mercedes tem evidenciado é uma melhoria nos arranques. Outros dos pontos fortes da Scuderia ao longo dos anos (já desde os tempos de Alonso) e que foi trabalhado de foram muito séria pela Mercedes:
“Os Ferrari tem sido muito, muito bons nas largadas”, disse Wolf. “ O mínimo que podemos fazer é manter a posição e o melhor é ganhar metros no arranque. Estamos constantemente a trabalhar nesse ponto. Há muito para melhorar.”Assim, a Mercedes começa a virar-se para os pequenos truques que a Ferrari já domina, para tentar contrariar o poderio dos carros vermelhos.
Para um bom arranque é preciso uma mistura de um bom carro e um piloto com capacidade para isso. O melhor nesse aspecto continua a ser Lance Stroll que ganha uma média de 2.6 lugares na primeira volta, seguido de Leclerc (1.55) e Hulkenberg (1.27). Os Mercedes nunca se preocuparam muito com isso pois a tendência era largarem sempre da frente, mas uma boa largada pode ser determinante para o desfecho da corrida.
A guerra entre a Mercedes e a Ferrari será intensa, dentro e fora de pista e todos os truques serão importantes para levar o titulo. Nesta matéria de arranques e gestão de pneus, a Ferrari leva vantagem, mas poderemos ver a Mercedes a igualar a Scuderia.
Fábio Mendes/ AutoSport