Até 2014, a questão das penalizações foi profundamente pacífica, não levantando grandes polémicas, mas com a introdução das atuais unidades de potência, com todos os seus elementos e complexidades, tudo se alterou.
Para além das penalizações passarem a ser mais frequentes, o facto de a troca de inúmeros componentes – motor de combustão interna, turbocompressor, MGU-H, MGU-K, baterias e centralina eletrónica – valer a perda de posições na grelha de partida tornou tudo demasiado confuso para os adeptos – e até para alguns dos intervenientes – chegando-se à situação crítica de pilotos sofreram perdas de lugares largamente superiores ao número de carros em pista.
As penalizações por mudança de motor antes do seu ciclo de vida regulamentar terminar foram introduzidas já no longínquo ano de 2004, quando cada unidade motora – então V10 de 3000 cc – tinha obrigatoriamente que ultrapassar todo o fim de semana. Não cumprir esta premissa, equivalia a uma queda de 10 lugares na grelha de partida.
Com o intuito de reduzir custos, este número foi aumentado para oito Grandes Prémios em 2009, então já com V8 de 2400 cc, distância que foi mantida até 2014, uma vez que o desenvolvimento dos motores ficou congelado no final de 2007.
Para evitar esta prática confusa, a FIA, juntamente com a FOM, resolveu alterar o sistema. Assim, a partir do início deste ano de 2018, qualquer piloto que recebesse penalizações que excedessem 15 posições teria que alinhar automaticamente no final da grelha de partida. Se mais que um piloto estivesse nesta mesma situação, seria colocado no final do pelotão de acordo com a ordem com que modificaram os elementos. Na prática, esta modificação não foi determinante, sendo mais uma operação de cosmética que não terminou com algumas confusões, sem se perceber qual seria a grelha de partida antes de esta ser oficializada, mantendo-se a situação em que o resultado da qualificação não escalonava a ordem de partida, sempre que existiram penalizações.Piloto | Carro | ICE | TC | MGU-H | MGU-K | ES | CE | |
Hartley | Toro Rosso | 8 | 8 | 8 | 7 | 3 | 4 | 38 |
Gasly | Toro Rosso | 8 | 8 | 8 | 6 | 3 | 3 | 36 |
Ricciardo | Red Bull | 5 | 6 | 5 | 5 | 4 | 4 | 29 |
Hulkenberg | Renault | 5 | 6 | 5 | 4 | 4 | 4 | 28 |
Verstappen | Red Bull | 4 | 4 | 4 | 4 | 3 | 3 | 22 |
Alonso | McLaren | 4 | 4 | 4 | 4 | 3 | 3 | 22 |
Bottas | Mercedes | 4 | 4 | 4 | 3 | 3 | 3 | 21 |
Sainz | Renault | 4 | 4 | 4 | 3 | 3 | 3 | 21 |
Vandoorne | McLaren | 4 | 4 | 4 | 3 | 3 | 3 | 21 |
Ericsson | Sauber | 4 | 3 | 3 | 2 | 3 | 2 | 17 |
Hamilton | Mercedes | 3 | 3 | 3 | 2 | 2 | 2 | 15 |
Vettel | Ferrari | 3 | 3 | 3 | 2 | 2 | 2 | 15 |
Raikkonen | Ferrari | 3 | 3 | 3 | 2 | 2 | 2 | 15 |
Perez | Force India | 3 | 3 | 3 | 2 | 2 | 2 | 15 |
Ocon | Force India | 3 | 3 | 3 | 2 | 2 | 2 | 15 |
Stroll | Williams | 3 | 3 | 3 | 2 | 2 | 2 | 15 |
Sirotkin | Williams | 3 | 3 | 3 | 2 | 2 | 2 | 15 |
Grosjean | Haas | 3 | 3 | 3 | 2 | 2 | 2 | 15 |
Magnussen | Haas | 3 | 3 | 3 | 2 | 2 | 2 | 15 |
Leclerc | Sauber | 3 | 3 | 3 | 2 | 2 | 2 | 15 |