Fórmula E: Vitória de Daniel Abt, boxes ‘tramam’ novamente Félix da Costa

03/12/2017

Daniel Abt assegurou hoje a sua primeira vitória na Fórmula E, e logo em dia de anos. O piloto alemão é o décimo piloto a conseguir um triunfo na competição, numa corrida em que recebeu de bandeja a possibilidade de vencer, já que o grande dominador, Edoardo Mortara, andou sempre na frente até cometer um erro, fez um pião e caiu de primeiro para terceiro, isto muito perto do fim da corrida.

Quanto a António Félix da Costa, depois de ter andado a fase inicial da corrida toda no quarto lugar, depois de arrancar de sexto, mais uma vez perdeu imenso tempo nas boxes, aquando da troca de carro, caindo para posições muito atrasadas, recuperando no entanto ainda até ao 12º lugar final em que terminou. Tudo porque o carro demorou a responder no arranque.

Apesar dos motivos terem sido diferentes, ontem, na mesma operação, perdeu mais oito segundos do que seria de esperar, e hoje, cerca de vinte, o que em corridas é uma eternidade. Quando tudo se preparava para poder lutar pelo pódio, na segunda metade da corrida, mais uma vez o trabalho de boxes não correu bem e isso determinou o mau resultado, face ao que se chegou a esperar com a primeira metade da corrida. É nestes pormenores que se vê a diferença entre as equipas oficiais e as que não o são, como é o caso da Andretti. Em dois dias seguidos, dois problemas graves, que terminaram com as esperanças de melhores resultados. Felizmente que para o ano já ‘há’ BMW, que tem observadores a aprender o que não se deve fazer. Claro que acontece a todos, oficiais ou não, mas acontece muito menos quando a equipa é melhor…

Se Edoardo Mortara liderou desde a primeira volta, a verdade é que também ele aproveitou um erro do homem da pole, Felix Rosenqvist, para ascender à liderança. Contudo, o piloto da Mahindra, que chegou a rodar na 11ª posição, recuperou e terminou em segundo. A Fórmula E regressa no dia 13 de janeiro, em Marrocos.