Novo Renault Mégane GT dCi: Diesel desportivo

04/02/2017

A Renault já tem na sua rede de concessionários o novo Mégane GT. Disponível nas versões Mégane berlina (a partir de 35.400€) e Mégane Sport Tourer (a partir de 36.300€), conta com um motor 1.6 litros dCi de 165 CV, mais 5 CV do que a unidade que equipa os modelos Talisman, Espace e a nova Grand Scénic.

Este incorpora dois turbocompressores dispostos em sequência e um sistema de injeção de 1800 bar de pressão. O primeiro turbo é de baixa inércia e tem 90% do binário máximo disponível a partir das 1500 rpm. O segundo turbo entra em funcionamento em regimes mais elevados. Resultado, 0 aos 100 km/h em 8,9s e uma velocidade máxima de 214 km/h. O binário máximo é de 380 Nm, disponível a partir das 1750 rpm.

O Mégane GT vem equipado com caixa de seis velocidades EDC, com comandos por patilhas no volante e quatro modos de condução: Sport, Neutral, Comfort e Perso.

O carro conta ainda com o 4CONTROL – sistema de quatro rodas direcionais. Acima de 80 km/h em modo Sport (acima de 60 km/h nos outros modos) as rodas traseiras giram no mesmo sentido das rodas dianteiras. Abaixo dessas velocidades, as rodas traseiras viram em sentido inverso às rodas dianteiras, de modo a facilitar as manobras.

Quanto a consumos, a marca avança 4,6 litros/100 km NEDC em ciclo misto para o Mégane GT e 4,7 litros/100km para o Mégane GT Sport Tourer.

Ambas as variantes veem com o pacote estético da versão a gasolina de 205 cv: grelha dianteira específica; jantes em liga leve de 18 polegadas; assinaturas GT, Renault Sport e 4CONTROL em diferentes pontos da carroçaria; volante desportivo em couro com as patilhas que comandam a caixa de velocidades; detalhes cromados; pedais em alumínio; e painel de instrumentos personalizável.

O condutor tem ainda ao seu dispor um ecrã vertical de 8,7 polegadas na consola central. Este disponibiliza: comando táctil ou por voz; e acesso ao R-LINK 2. Um equipamento inédito no segmento, segundo a marca, que concentra as funcionalidades de navegação, telefone, aplicações, rádio, mas também a tecnologia MULTI-SENSE.

André Duarte/Autosport

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