Rali de Portugal: Jari-Matti Latvala foi o melhor no Shakedown

17/05/2018

Jari-Matti Latvala (Toyota) é para já o mais rápido no shakedown do Rali de Portugal, registando na sua terceira passagem um tempo 0.3s melhor do que o realizado por Thierry Neuville (Hyundai) e Sébastien Ogier (Ford).

Com a quarta posição de Kris Meeke, quatro marcas nos quatro primeiros lugares da prova-teste do Rali de Portugal.

Como se sabe, este tipo de troços diz muito pouco quanto ao que os pilotos podem fazer no rali, servindo apenas para que as equipas confirmem que tudo está bem com os carros, e as afinações são as mais indicadas para a prova, algo que, com as estradas circundantes a Baltar, é muito difícil de fazer.

Mais logo, às 19h03, o Rali de Portugal arranca competitivamente em Lousada, isto depois da partida de Guimarães, que se dá cerca de uma hora antes.

Filme do Shakedown

Sébastien Ogier começou bem o shakedown, percorrendo o percurso em 3:08.3s. No entanto, foi o finlândes Jari-Matti Latvala o mais rápido a completar a primeira volta aos 4,60km do traçado, em 3:06.3s.

Na segunda passagem, os pilotos aproveitaram um percurso mais limpo e foi o espanhol Dani Sordo a conseguir o melhor tempo, 3:04.9s, tempo que foi batido logo de seguida na terceira passagem por Latvala com o tempo de 3:04.3s. Destaque também para Hayden Paddon que regressa após três ralis de ausência, com um bom ritmo.

Entre os inscritos no WRC2, Pontus Tidemand foi o mais rápido no shakedown, batendo a concorrência por cerca de 3 segundos, provando ser o maior favorito à vitória nesta categoria. O sueco Emil Bergkvist levou a melhor em WRC3, logo seguido do compatriota Dennis Radstrom.

Autor: José Luis Abreu