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Saiba como lavar o carro como um profissional

Objetos essenciais: como em tudo, também na lavagem há sempre utensílios de que temos de estar munidos para uma tarefa executada a rigor;
Detergente: um líquido apropriado irá deixar o veículo a brilhar, preservando a pintura;
Luvas: pode depender do gosto, mas é essencial escolher aquelas que permitam uma boa maneabilidade, facilitem a limpeza e protejam a pele do contacto com os líquidos. O ideal são luvas em pele de ovelha natural, sintética, ou em microfibra, que nos permitem lavar comodamente sem riscar a pintura do nosso carro;
Esponja ou pano macio: é uma boa aposta para locais mais difíceis, permitindo-nos esfregar o veículo sem que corramos o risco de o riscar;
Panos absorventes: o ideal para passar e limpar superfícies como cantos, ranhuras ou fissuras, retirando a sujidade mais difícil;
Baldes: o elemento indispensável. O ideal serão dois. Um para colocarmos o detergente misturado com a água para a lavagem e outro com água limpa, para irmos enxaguando os panos e esponjas, limpando-as da sujidade acumulada;
Mangueira: também o podemos fazer manualmente, com baldes de água, mas o ideal é termos uma mangueira pronta a utilizar sempre que necessitemos. A tarefa irá ser melhor e mais rapidamente desempenhada;
Local: pode soar a estranho, mas o local escolhido para o desempenho da tarefa de lavagem também é importante. De preferência devemos optar por um local à sombra, porque se estivermos ao sol este vai secando o veículo enquanto ainda o estamos a lavar, aumentando assim a probabilidade de ficarmos com manchas de água que foram secando enquanto estávamos no processo de lavagem;
Início de lavagem: claro que cada qual poderá ter o seu método, ou preferências de abordagem. Mas há alguns passos a seguir que, independentemente de gostos, contribuíram para uma melhor lavagem;
1º Primeiro devemos passar com a mangueira pelo carro e deixar escorrer, tirando desde logo alguma sujidade;
2º esfregar o veículo com a esponja embebida na água misturada com detergente;
3º ver quais as partes com maior sujidade ou mais difícil de sair. Nesses casos devemos enxaguar a esponja no balde de água lavada, para a limpar, e voltar a mergulha-la no de detergente, para depois esfregarmos novamente as zonas de maior sujidade. Se necessário, recorrer a um pano absorvente, que pela sua consistência poderá ajudar a retirar sujidade mais espessa ou difícil de sair, ou em sítios em que está mais entranhada;
4º passar com água pelas rodas e depois esfregá-las. É importante usar uma escova ou então um esfregão ou esponja diferente daqueles que se utilizam para a carroçaria. As rodas podem conter fragmentos de sujidade que vão sujar ou até riscar o veículo;
5º voltar a passar o carro com a mangueira, começando sempre pelo tejadilho. Iremos ver que este já se encontra bem mais limpo. Depois devemos verificar que áreas, se as houver, se encontram ainda com sujidade. Aí devemos voltar a esfregar com uma esponja macia ou pano embebida em detergente;
6º para jogar pelo seguro, podemos repetir o processo uma última vez, que será bem mais rápida. Passando novamente o veículo com a esponja embebida em água e detergente e depois novamente por água;
7º com o veículo já limpo, o ideal é secá-lo utilizando panos ou toalhas de algodão ou microfibra, tendo atenção para não ficarem quaisquer resíduos destas no veículos;

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Um carro é algo que pode ser olhado de muitos prismas mediante o seu proprietário. De um veículo que se tem apenas porque se precisa, a um objeto de culto e carinho, no fundo, um menino dos “olhos de ouro”. Neste barómetro há quem por e simplesmente não dê grande importância ao seu aspeto exterior, mas há também quem não passe sem o ver a brilhar. É neste último ponto que pretendemos tocar. Para aqueles que gostam de ter o veículo imaculado, mas também preferem ser os próprios a fazê-lo, gastando tempo, mas poupando dinheiro, em vez de o colocarem num local especializado em limpezas, aqui deixamos algumas dicas de como lavar um carro como um profissional – percorra a galeria acima ou veja os tópicos abaixo.

André Duarte