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Toyota promove desenvolvimento de pneus sem ar

Bridgestone Air Free Concept: é um conceito da Bridgestone de pneus que não precisam de ar. Utiliza uma estrutura de raios flexíveis. Segundo a marca, os pneus requerem menos manutenção e a questão de furos não se coloca.
Michelin Vision: é um conceito de pneu que não precisa de ar nem nunca de ser trocado, sendo impresso numa impressora 3D. A sua composição é com materiais biodegradáveis. Quanto se desgasta basta colocar novas camadas. Neste pneu não há jantes, sendo a própria estrutura, que é flexível, que suporta o veículo. Numa aplicação prática no futuro, a superfície do pneu seria impressa através de impressoras 3D diretamente nestes, podendo escolher-se o padrão. Outra das possibilidades é o rasto do pneu poder ser escolhido de forma a adaptar-se ao tipo de piso.
Michelin Tweel: o conceito é a junção dos termos em inglês tyre e wheel. O pneu não tem ar e a ligação entre o cubo da roda e a sua superfície é garantida por raios flexíveis, que funcionam quase como um ‘amortecedor’, absorvendo os impactos e voltando aos seu estado ‘normal’ após estes. A marca tem várias variantes deste conceito que já é utilizado em veículos como carrinhos de golf.

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A Toyota está a investigar a possibilidade de utilizar pneus sem ar com o objectivo de reduzir peso e melhorar eficiência de veículos eléctricos e fuel cell.

O protótipo Toyota Fine-Comfort Ride, equipado com motores eléctricos individuais em cada roda, apresentado no Salão de Tóquio, é o primeiro veículo da marca a integrar pneus sem ar. Os Pneus são constituídos por uma banda de borracha que envolve uma parte central composta por plástico e alumínio, a intenção é compensar o peso adicional dos motores de cada roda.

Os pneus sem ar actuais pesam tanto quanto os tradicionais pneumáticos. Takao Sato, engenheiro da Toyota, espera desenvolvimentos tecnológicos que possam reduzir o peso de cada pneu em 5 kg (30%) até 2025. Segundo Sato, “Para os construtores automóveis, o interesse em pneus sem ar está relacionado com potencial que representam ao serem equipados em veículos eléctricos.”

O fornecedor dos pneus, Sumitomo Rubber Industries, está a efectuar testes em “kei cars” e carrinhos de golf. Wako Iwamura, responsável pelo desenvolvimento dos pneus sem ar da Sumitomo, definiu como objectivo pessoal conceber uma versão comercial até 2020.

Apesar dos seus esforços, o fabricante de pneus japonês está atrasado relativamente a concorrentes do sector como a Bridgestone e a Michelin. O pneu Michelin Tweel, um híbrido entre pneu e roda, já está disponível para cortadores de relva, carrinhos de golf, máquinas industriais e veículos de recreio todo-o-terreno. A tecnologia ainda não foi testada em veículos de passageiros, e os fabricantes deste tipo de pneus terão de demonstrar aos construtores automóveis que ele são seguros.