VW quer bater recorde de Pikes Peak com este super-elétrico

O novo desafio da VW chama-se Pikes Peak, e a marca quer quebrar o recorde de uma das subidas mas míticas do mundo com uma arma completamente nova… o Volkswagen I.D. R Pikes Peak.

A máquina conta com dois motores eléctricos cuja a potência total é de 500Kw (671 Cv na moeda antiga) e um peso de menos de 1100Kg ao que se junta um binário de 650Nm. O tempo dos 0 aos 100 é de 2.5 seg. O carro terá um sistema de recuperação de energia na travagem que fornecerá 20% a potência necessária para subir a famosa rampa.

“Como os veículos de produção da Volkswagen, carros de corrida totalmente eléctricos, terão um papel cada vez mais importante para nós, no futuro”, afirmou Sven Smeets, diretor da Volkswagen Motorsport. “A cooperação dentro do grupo VAG tem sido muito benéfica, especialmente com um calendário tão apertado. Por exemplo, trabalhamos com o departamento técnico e de desenvolvimento de Wolfsburg (Alemanha, o reduto da Volkswagen) e a fábrica de baterias de Braunschweig (Alemanha). “

Embora com uma agenda apertada, o objectivo é que Romain Dumas vencedor da competição em 2014, 2016 e 2017, possa bater o recorde estabelecido para máquinas eléctricas (9’07’’222) de Rhys Millen. Loeb tem o recorde absoluto com 8’13’’878 mas dado que o projecto é ainda relativamente recente, seria demasiado exigente tentar esse recorde agora, embora talvez este seja o prólogo para uma tentativa mais ambiciosa no futuro. A prova realiza-se a 24 de Junho.