Curiosamente, os LMP1 privados, têm bem mais perto os LMP2 – estão a cerca de um segundo – do que estão perto dos Toyota, e mesmo se contássemos com o Toyota #7, este está quase quatro segundos na frente do melhor BR Engineering BR1 – AER.
Logicamente, os Toyota estão perfeitamente rodados, as restantes equipas estão ainda a dar os primeiros passos, podem não estar a dar ainda o máximo, mas a verdade é que, podemos olhar para estes primeiros números da forma que quisermos, mas 4 ou 5 segundos de diferença não se esbatem num mês ou dois, e com dois anos de Super Season pela frente, as perspetivas na frente do WEC não são boas.
Por outro lado, veja-se o que custa um LMP2, metade de um LMP1 privado, e os registos que ambos estão a conseguir. Mais uma vez, os LMP1 não estarão no seu potencial máximo, mas não deixa de ser um mau presságio.
Nos LMGTE Pro, as notícias não são, também, para já boas para a BMW, pois o mais rápido da categoria, o Porsche 911 RSR #91 fez 1m51.650s, enquanto o BMW M8 GTE registou 1m53.701. Mais de dois segundos em Paul Ricard é obra. Mas para já é apenas o começo…
Nos LMGTE Am, o Aston Martin Vantage de Pedro Lamy foi quarto… e o primeiro não- Porsche!