Batmobile utilizados no filme “Batman Returns” está à venda

20/11/2022

O filme “Batman” de 1989 marcou uma viragem no que ao Batmobile diz respeito, pois o novo automóvel afastava-se completamente do design de George Barris, inspirado no protótipo Lincoln Futura, tendo agora um design muito mais moderno.

O “novo” Batmobile, também conhecido como “Keaton Mobile”, foi desenhado por Julian Caldow, sob a direcção de Tim Burton, o director do filme, e Anton Furst. Estes Batmobile eram construídos nos estúdios da Pinewood, em Inglaterra, sob um chassis do Chevrolet Impala, onde era colocada a carroçaria construída em fibra de vidro.

Na sua grande maioria os motores V8 do Impala ficavam no lugar para a locomoção do Batmobile. Tal como seria de esperar, o Batmobile estava apetrechado de várias funcionalidades únicas deste automóvel, como armas. Vários exemplares foram produzidos para os filmes “Batman” de 1989 e “Batman Returns” de 1992, com algumas diferenças entre eles, dependendo da sua utilização.

Presente neste artigo está um dos Batmobile utilizados nas filmagens de “Batman Returns”, lançado em Portugal a 3 de Julho de 1992, com o nome “Batman: O Regresso”. Este exemplar em específico foi utlizado nas cenas onde o Batmobile estava a ser controlado remotamente, mas na verdade estava a ser conduzido através de um compartimento escondido atrás dos dois bancos da frente.

Como dito acima, a maioria dos Batmobile utilizavam motores V8 da Chevrolet, no entanto, este exemplar foi equipado com um motor eléctrico colocado na traseira, alimentado por baterias de chumbo-ácido de 48 voltes. No entanto, actualmente, o automóvel não circula pelos seus próprios meios pois as baterias descarregaram e não há forma de as voltar a carregar por questões de segurança.

Após as filmagens e os eventos de demonstração, este Batmobile foi adquirido pelo seu actual proprietário, um coleccionador de automóveis de cinema. Actualmente encontra-se à venda na Classic Auto Mall, por 1,5 milhões de dólares, cerca de 1,4 milhões de euros.