A Apple gastou tudo isto no iCar, o elétrico que parou pelo caminho!

10/03/2024

A Apple parou o desenvolvimento do Projeto Titan, que culminaria com o lançamento do primeiro automóvel elétrico da criadora do iPhone. Mas o que já custou aos cofres da marca da maçã impressiona!

 

O fim do projeto do iCar, com um investimento de dez mil milhões de dólares e esteve a ser desenvolvido durante uma década, foi anunciado internamente na terça-feira por Jeff Williams, Diretor de Operações da Apple, e Kevin Lynch, Vice-Presidente encarregado do projeto. A equipa de duas mil pessoas associada ao “Titan” será redirecionada para grupos de desenvolvimento de inteligência artificial generativa.

Esta decisão marca o fim de anos de especulação em torno dos esforços da Apple para fabricar o seu próprio veículo elétrico autónomo. Rumores recentes sugeriam a persistência do projeto, mas agora já não há dúvidas de que a empresa vai deixar cair o Titan, automóvel 100% elétrico pensado para concorrer com a Tesla, e cuja complexidade tecnológica apontava para um preço de comercialização acima dos 92 mil euros.

Os primeiros sussurros sobre os planos secretos da Apple surgiram em 2015, quando a empresa contratou o ex-diretor de software Autopilot da Tesla e o ex-CEO da Canoo, uma startup de veículos elétricos. Posteriormente, a equipa seria reforçada com engenheiros da Porsche e da NASA, mas as muitas trocas de liderança do projeto (pelo menos, quatro), com as consequentes divergências de visão sobre o mesmo, acabaram por impedir o desenvolvimento sustentado do mesmo. Para piorar tudo, Doug Field, chefe de desenvolvimento do «Projeto Titan», abandonou a empresa em 2021, o que terá sido o prenuncio do fim do programa.