A nova criação da Maserati chama-se Opera d´Arte e a base é um MC20

23/02/2024

A mais recente criação da Maserati Fuoriserie é inspirada no movimento artístico de abstração geométrica.

 

Seguindo as pisadas do programa Tailor Made da Ferrari, a Maserati está a utilizar o MC20 Cielo de motor central como base para mostrar as suas inúmeras opções de personalização. O “Opera d’Arte” é um modelo único criado pela Maserati Fuoriserie, que apresenta uma pintura inspirada em arte, com padrões geométricos e uma configuração a condizer para o habitáculo.O tratamento multi-colorido combina tons de azul, branco, ciano, vermelho, preto e amarelo, utilizando gráficos abstratos que fazem lembrar a “Abstração Geométrica” – um movimento artístico do início do século XX. Por outras palavras, o Opera d’Arte seria um carro adequado para o aclamado pintor holandês Piet Mondrian – se ele ainda estivesse por cá.

Os designers da Maserati dedicaram algum tempo a ajustar o grande emblema do Tridente que normalmente se encontra na traseria do MC20 Cielo, transformando-o numa peça de arte abstrata. Até as jantes triplas de 20″ foram pintadas em conformidade, com cada uma delas a apresentar uma combinação de cores diferente. No interior, existe um tratamento semelhante para a parte inferior do painel de instrumentos, estofos em Alcântara azul para os bancos de balde e para o volante, para além de um emblema “Opera d’Arte”.

Não há alterações debaixo do capô deste MC20 especial, que conta com o motor Nettuno V6 de 3,0 litros com duplo turbo e cárter seco, debitando 630 CV e 730 Nm de binário. Note-se que, em 2025, o supercarro estará também disponível com um grupo motopropulsor totalmente elétrico, versão, adotando a designação Folgore.

O programa Maserati Fuoriserie foi anunciado em 2020. As opções de personalização vão desde acabamentos personalizados para a carroçaria, jantes e pinças, a peças opcionais em fibra de carbono, detalhes interiores exclusivos e até painéis de carroçaria personalizados.