Atenção: PSP alerta para nova burla com usados

04/03/2024

O Comando Metropolitano de Lisboa da Polícia de Segurança Pública está a divulgar um comunicado de alerta para situações de burla relacionadas com a compra e venda de viaturas, através da clonagem de anúncios em plataformas de venda online.

 

Segundo as autoridades, interessados em comprar carro usado estão sujeitos a um novo tipo de burla na Internet: o burlão “copia os anúncios de venda de viaturas” na plataformas mais populares, como são o Standvirtual ou o OLX, “ludibriando o verdadeiro vendedor e possíveis clientes”.

Depois de selecionar um anúncio publicado em plataformas de venda online, o burlão contacta com o anunciante com a finalidade de obter o máximo de informações sobre o veículo. Para, seguidamente, criar ele próprio, na mesma ou em outra plataforma online, um anúncio em tudo similar (com a mesma viatura, fotos e características), mas com o valor de venda mais atrativo e consideravelmente inferior ao valor real do veículo.

A ideia é fazer depois que os interessados realizem um pagamento, do total do negócio ou de um sinal da compra, por transferência bancária.

“Existe um testa de ferro, titular da conta que recebe essa transferência, que faz o levantamento imediato do valor em numerário, o qual é posteriormente entregue a terceiros, usufruindo esse testa de ferro de uma comissão de 20% sobre o valor que deu entrada na sua conta bancária”, explica a PSP em comunicado.

Mais detalhes sobre este novo tipo de burla estão disponíveis nas redes sociais da PSP, onde deve também fazer chegar o seu testemunho se de alguma forma foi abordado ou contactou com alguém nos moldes suspeitos acima revelados.