Atlas APC: este é o 4×4 mais selvagem que vai ver hoje!

05/03/2024

Veículo militar para uso civil: o monstruoso Atlas APC custa mais do que um Ferrari F8 Tributo.

 

Esqueça tudo o que lhe dissemos sobre sustentabilidade até aqui, este veículo 4×4 rompe com todas as regras da nova mobilidade. E é isso mesmo que o torna tão especial, sobretudo numa fase em que os todo-o-terreno parecem estar novamente na moda, equipados com potentes motores elétricos nos dois eixos. O Atlas APC ainda não aderiu à eletrificação, tem motor V8 que gasta mais de 20 l/100 km!

A base é sem tirar nem pôr a de um veículo militar, transformado pela Goat Tactical Vehicles, empresa com sede nos Estados Unidos da América, onde é possível guiar o APC em estrada sem nenhum tipo de homologação especial. Custa cerca de 360.000 euros, mais do que um Ferrari novo, mas usa a plataforma arcaica do Ford F-550, mede 6,32 metros de comprimento e tem 34 cm de altura ao solo, para um peso total que ultrapassa as 7 toneladas. O porte avantajado fica a dever-se às suas dimensões enormes, mas também à blindagem especial com nível de proteção balística B6 de série, e que, opcionalmente, pode ser melhorado para o nível B7. Ainda entre os itens especiais, pneus run-flat, sistema de sirene, proteção reforçada do motor e do radiador e janelas à prova de bala com 7 cm de espessura.

Sob o capot, o motor Diesel de 6,7 litros, também de origem Ford, desenvolve 335 CV de potência e 1017 Nm de binário, transmitidos às quatro rodas através de uma caixa automática de 10 velocidades.

O depósito de combustível com capacidade para 148 litros confere-lhe uma autonomia de 644 quilómetros, sendo o consumo médio anunciado de 23 l/100 km).