BMW i5 Art Car muda de cor a pedido – veja o vídeo

03/03/2024

Quando a BMW começou a pintar os seus concept com E Ink, era muito divertido, mas parecia um pouco um truque.

 

Agora, o fabricante de automóveis mostrou avanços nesta tecnologia ao ponto de os veículos com ela pintados poderem, não só mudar de cor, mas também, servir como obras de arte dinâmicas.

Inspirado no icónico BMW 525i Art Car da geração E34 de 1991, criado por Esther Mahlangu – a pioneira como a primeira mulher e a primeira artista africana a contribuir para a série – o BMW i5 Flow Nostokana de 2024 surge como o primeiro carro de arte com um design tão dinâmico como a tela sobre a qual é pintado.

A criação do novo i5 art car contou com a colaboração de Mahlangu. O seu exterior, que muda de cor, foi conseguido através da utilização de 1349 secções de película E Ink, meticulosamente cortadas a laser e controladas individualmente.

A BMW é a única marca que desenvolveu tecnologia para lidar com as complexas superfícies curvas do exterior de um veículo. O i5 Flow Nostokana apresenta duas faixas laterais e outras duas no capot, tejadilho e bagageira que contêm milhões de microcápsulas cuja cor pode ser alterada com uma corrente elétrica.

Este i5 representa o mais recente passo em frente da tinta eletrónica no contexto automóvel. A BMW só conseguia mudar a cor da tinta E Ink de preto para branco quando começou a aplicá-la em veículos em 2022. No ano passado, o conceito BMW i Vision Dee mostrou que os seus veículos podiam apresentar até 32 cores, e o i5 Flow Nostokana mostra a capacidade do fabricante de automóveis para criar formas e padrões complexos com precisão.

A marca afirma que, embora o i5 Flow Nostokana continue a ser um exemplar único, as tiras de tinta E Ink que tornam possível o seu design que muda de cor são bastante robustas, o que poderá tornar possível aplicá-las um dia a veículos de produção.