A Bridgestone, líder mundial em pneus e borracha, fornecendo soluções para uma mobilidade segura e sustentável, lançou uma nova pista de Manobrabilidade em Piso Molhado no seu Campo Europeu de Testes (EUPG), com sede perto de Roma, Itália, investindo aproximadamente 3 milhões de euros no projeto.
Para refinar ainda mais os requisitos de capacidade máxima de testes na pista de Wet Handling, a Bridgestone trabalhou em colaboração com parceiros, incluindo tanto os novos players de VE como os fabricantes de veículos tradicionais. A análise do feedback e dos dados recolhidos dos fabricantes de veículos e dos condutores do EUPG, bem como a criação de simulações virtuais e a adoção de uma abordagem modular com áreas de conceção e desenvolvimento separadas – tais como a nova superfície, o layout melhorado e uma gestão mais eficiente da água – ajudaram a Bridgestone a criar as instalações mais modernas da atualidade.
A superfície da pista foi concebida em associação com a Universidade de Pisa, incorporando agregados cuidadosamente selecionados que são mais resistentes ao desgaste. Isto é particularmente benéfico quando se trata de consistência ao longo do tempo, ajudando a proporcionar fricção constante e níveis de aderência melhorados que facilitam a avaliação do desempenho global dos pneus.
A disposição vanguardista da pista resulta numa série de benefícios, incluindo:
· Condições dinâmicas transitórias com entradas combinadas e maior funcionamento do acelerador on/off;
· A possibilidade de realizar testes de slalom utilizando a chicane rápida e a capacidade de conduzir em qualquer direção;
· Acelerações mais combinadas do que a disposição original;
· Acelerações longitudinais mais evidentes do que a disposição original (aceleração e travagem);
Combinados, estes resultados permitem à Bridgestone desenvolver e testar pneus premium que correspondem aos requisitos e exigências dos clientes.