A Continental “estreou” o seu novo simulador de condução para pneus que será utilizado, a partir de agora, no desenvolvimento de novos pneus, especialmente em equipamento de origem.
Uma fase intensiva de testes de cerca de doze meses antecedeu a fase operacional. Testes virtuais de pneus economizarão custos, matérias-primas e reduzirão os tempos de desenvolvimento. O sistema, altamente tecnológico, é conhecido como simulador “driver-in-the-loop” (DIL) e tem a capacidade de calcular os parâmetros exatos da dinâmica de condução dos pneus no veículo de teste correspondente. Graças à sua alta manobrabilidade, o simulador pode fornecer aos pilotos de teste profissionais, sensações de condução comparáveis às dos testes de pneus numa pista real.
Os testes virtuais funcionam da seguinte forma: O simulador calcula os parâmetros exatos de dinâmica de condução para os pneus e para o veículo de teste correspondente. A Continental carrega o modelo de pneu relevante para o modelo de veículo específico no simulador. O modelo de pneu contém informações precisas sobre o design do pneu, o piso e composto da borracha. O piloto de teste conduz, assim, um modelo de pneu específico para uma variante específica do modelo de veículo, tal e qual aconteceria numa pista física.
Os materiais que estão a ser utilizados num pneu pela primeira vez também podem ser testados no novo simulador. Os testes são particularmente importantes, porque de todas as vezes que um material aprovado é substituído por um novo, as propriedades do novo material e a sua interação com outros materiais devem ser minuciosamente avaliadas. A Continental garante desta forma que os pneus respondem aos mais altos critérios de desempenho e segurança, bem como a resistência ao rolamento e os níveis de ruído.