Denza entra na Europa com o SUV elétrico N7

28/02/2024

A marca de luxo da BYD, a Denza, apresentou no Salão de Genebra de 2024 a versão europeia do N7, um SUV elétrico chinês e topo de gama que se mostrou no ano passado no Salão de Xangai e que, num só dia, recolheu 11 687 encomendas.

 

Agora, no Salão de Genebra, a marca de luxo da BYD (nascida de uma joint venture com a Mercedes-Benz) está a mostrar a versão europeia do veículo.

Construído com base na arquitetura ePlatform 3.0 da BYD, o N7 é um elétrico de tração traseira ou integral que oferece cinco lugares e promete uma autonomia de 570 km (segundo o ciclo NEDC, que é mais “otimista” do que o WLTP).
O SUV Denza N7 conta com uma linha elegante que, na linguagem de design interna da empresa, se designa por “π-MOTION”. Na prática, o objetivo é oferecer aos clientes “possibilidades infinitas”, permitindo-lhes escolher, por exemplo, entre dois estilos de frente.

O Denza N7 é um SUV de tamanho normal com 4,86 metros de comprimento, 1,94 metros de largura e 1,60 metros de altura, enquanto a distância entre eixos é de 2,94 metros. A bagageira dianteira tem capacidade para uma mala de 50,8 cm.
Sendo um SUV premium, todos os detalhes a bordo do Denza N7 são meticulosos e de elevada qualidade. Existe um grande teto panorâmico e os bancos são estofados em pele Nappa. No entanto, é a abundância de tecnologia que mais chama a atenção de quem sobe a bordo.

Os passageiros têm seis ecrãs à sua disposição, incluindo um enorme ecrã de 17,3 polegadas posicionado centralmente e um painel de instrumentos LCD de 10,25 polegadas. Possui também um processador Qualcomm e, no futuro, suportará o sistema operativo Hongmeng, desenvolvido pela Huawei como alternativa ao Android da Google.

O N7 é também o primeiro modelo produzido em série a utilizar o sistema áudio automóvel personalizado da Devialet, com som surround de alta fidelidade e frequências ultra baixas para uma clareza ótima.
Até à data, existem poucas informações técnicas sobre a versão do Denza N7 que chegará à Europa. O que se sabe é que é construído sobre a plataforma elétrica 3.0 da BYD e beneficia da nova geração do sistema de suspensão pneumática DiSus, o DiSus-A, que oferece a capacidade de ajustar a altura do carro e a rigidez do amortecimento.

O SUV chinês oferece uma autonomia de 570 km (NEDC) e um sistema de carregamento DC (230 kW) que permite passar de 30 a 80% em apenas 20 minutos.