Ford revela o perigo dos auscultadores na condução de veículos

13/05/2021

Headphones can be a great way to listen to music or podcasts, helping us to enjoy the best sound experiences without interruptions. Many people also find that headphones can help them to concentrate or relax by blocking background noise and distractions. However, wearing headphones while on the road – as a driver, cyclist, e-scooter rider or pedestrian – can also be dangerous; in some countries it is even illegal.

Os auscultadores podem ser uma excelente forma de ouvir música ou podcasts, ajudando-nos a desfrutar das melhores experiências de som, sem interrupções.

Muitas pessoas pensam ainda que os auscultadores podem ajudar na concentração ou descontração, bloqueando o ruído de fundo e outros fatores de distração.

No entanto, o uso de auscultadores quando circulamos na estrada – como condutores, ciclistas, condutores de e-scooter ou peões pode ser uma fonte de perigo, sendo que em alguns países é mesmo ilegal. Uma nova experiência relacionada com fontes sonoras,encomendada pela Ford,mostra que as pessoas quando ouvem música nos auscultadores são, em média, 4 segundos mais lentas a identificar potenciais perigos na estrada do que quando não os utilizam.

O estudo recorreu a uma experiência sonora espacial “8D”,especialmente desenvolvida para o efeito, que colocou mais de 2.000 participantes de toda a Europa numa rua virtual imersiva, medindo os seus tempos de reação em situações potencialmente perigosas. Após a experiência, a maioria dos participantes afirmou que não voltaria a usar auscultadores quando estivesse em movimento.

Integrado na campanha “Share The Road”da Forde desenvolvido para promover uma maior harmonia e compreensão entre os utentes da estrada, o estudo foi concebido para realçar o papel desempenhado pela audição na nossa capacidade de identificação e resposta aos perigos rodoviários.

O estudo encomendado pela Ford investigou o comportamento nas estradas e os hábitos de audição de mais de 2.000 pessoas na Alemanha, Espanha, França, Itália e Reino Unido, colocando questões sobre as suas atitudes de risco ao conduzir, andar de bicicleta, caminhar ou andar de scooter.

A maioria dos participantes afirmou que utilizam auscultadores quando se deslocam por estes meios; dos 56% que relataram ter estado envolvidos num acidente, ou na iminência de um acidente, 27% estavam a utilizar auscultadores na altura. Os participantes foram, depois, convidados a instalar nos seus smartphones uma app – Share the Road: Safe and Sound – especialmente desenvolvida para medir o impacto da utilização de auscultadores na capacidade de reação a indicações sonoras.

A app utiliza tecnologia de áudio espacial “8D”, que permite aos participantes imergir numa rua de realidade virtual. O som direcional é obtido através de um complexo processo de panning e equalização, permitindo à app criar situações sonoras altamente realistas, tais como a de um veículo de emergência que se aproxima por detrás, por exemplo.

Os tempos de reação dos participantes a este tipo de perigo foram medidos através de três cenários diferentes: dois com música reproduzida nos auscultadores do utilizador e um sem qualquer som nos auscultadores. Em média, os participantes foram 4,2 segundos mais lentos a identificar e a responder a um perigo na estrada quando estavam a ouvir música nos auscultadores.

Tendo colocado questões antes e depois dos participantes terem passado pela experiência sonora “8D”, os investigadores foram capazes de identificar o nível de eficácia da app na mudança de comportamento e atitude em relação à segurança rodoviária.

Antes desta experiência, 44% das pessoas afirmaram não utilizar auscultadores quando se deslocam na estrada; após na experiência, 58% comprometeram-se a não voltar a usar auscultadores, um aumento de 31%. Por outro lado, foram menos 64% os que afirmaram que utilizariam regularmente os auscultadores ao deslocar-se na estrada.