Lamborghini implementa semana de quatro dias na produção

10/12/2023

A Lamborghini chegou a acordo com os sindicatos para introduzir a semana de quatro dias para os seus funcionários da produção. Este acordo faz parte de uma nova negociação que prevê igualmente um aumento dos salários anuais e mais benefícios laborais.

 

Os sindicatos FIOM e FIM-CISL afirmaram que o acordo é “histórico”, uma vez que é o primeiro da indústria automóvel na Europa a conseguir uma redução significativa do horário de trabalho que não só não implica uma redução dos salários, como os aumenta.

Esta iniciativa surge no seguimento de uma mudança de paradigma após a pandemia de COVID-19, em que as empresas e os serviços públicos estão a alterar a forma como as pessoas trabalham para melhorar o bem-estar dos trabalhadores e promover uma maior contenção de despesas.

Os trabalhadores da produção com um horário rotativo de dois turnos alternarão uma semana de cinco dias com uma semana de quatro dias, reduzindo assim 22 dias de trabalho por ano, segundo os sindicatos. Os trabalhadores com um horário rotativo de três turnos, que inclui também os turnos noturnos, terão uma semana de cinco dias alternada com duas semanas de quatro dias, reduzindo em 31 os seus dias de trabalho anuais.