A Land Rover Classic desvendou a primeira série especial feita com base num Defender da geração anterior, mas das últimas unidades.
Esta série será constituída apenas por 30 exemplares nas variantes 90 e 110 Station Wagon. Baseado nas mesmas especificações técnicas do Classic Defender Works V8, cada Islay Edition foi redesenhado, restaurado e actualizado a partir de unidades produzidas entre 2012 e 2016.
Debaixo do capô encontramos o mesmo bloco V8 atmosférico de 5 litros com 405 CV e 515 Nm de binário que passam para as quatro rodas a partir de uma caixa automática ZF de oito relações.
Dispõe ainda de uma caixa de transferência de duas velocidades, diferenciais dianteiro e traseiro de elevada resistência, e diferencial central com distribuição do binário.
O Islay Edition, à semelhança do Works V8, acelera dos zero aos 100 km/hora em 5,8 segundos, com a velocidade máxima a chegar aos 170 km/hora.
A estética interior do Classic Defender Works V8 Islay Edition reflecte a ligação deste Land Rover à ilha escocesa de Islay. Os bancos e os revestimentos são em pele Windsor Ebony da Land Rover, com os contornos da consola central a apresentarem detalhes na cor da carroçaria. O sistema de infoentretenimento comporta funcionalidades como a navegação, rádio digital e Bluetooth num ecrã e tablier originais.
Junto ao seletor da caixa de velocidades, com a moldura a ser em Heritage Grey, está uma placa a contar a história da construtora britânica.