Já é possível comprar automóveis chineses na Europa, mas em breve os europeus poderão adquirir um automóvel de marca chinesa produzido no seu próprio continente.
A Leapmotor está pronta para começar a construir veículos elétricos na fábrica da Stellantis, na Polónia, já na primavera.
Os kits do modelo T03 parcialmente montados (CKD) serão enviados da China para a fábrica de Tychy, na Europa, que está prestes a ficar com muita capacidade disponível, segundo a Reuters. A fábrica de Tychy produziu o 500 a combustão durante mais de 15 anos, mas a produção termina no primeiro semestre deste ano porque o 500 não cumpre os requisitos de homologação a partir de julho.
Já o T03 é um pequeno carro urbano elétrico, ligeiramente mais pequeno do que um Mitsubishi Mirage ou um Hyundai i10. Mas, ao contrário destes carros, que são estritamente movidos a combustão, o T03 é elétrico com uma autonomia de cerca de 280 km.
O acordo confere à Stellantis o direito exclusivo de construir e vender veículos Leapmotor fora da China, o que não significa necessariamente limitar a atividade à Europa. Carlos Tavares, CEO da Stellantis, disse no mês passado que a empresa também poderia construir veículos elétricos na América.
As empresas ocidentais, como a Stellantis, ainda não conseguem produzir veículos eltricos ao mesmo preço que os automóveis com motor de combustão e estão sob enorme pressão dos novos fabricantes de automóveis chineses, que já conseguiram praticamente a paridade entre os dois tipos de alimentação.